Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 07 / Economia Solidária é tema de lives em dezembro

Trabalho

Economia Solidária é tema de lives em dezembro

Encontros acontecem nos dias 11 e 15 e fazem parte da programação do Mês da Economia Criativa e Solidária
foto arquivo_feira economia solidária.jpeg

 

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, realiza nos dias 11 e 15 de dezembro três lives como parte da programação do Mês da Economia Criativa e Solidária. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

Na quinta-feira (11), às 9h, será realizada a mesa “20 anos de Economia Solidária em Araraquara”, com mediação da coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura, Camila Capacle. Participam do encontro a deputada federal Márcia Lia (PT) e a vereadora Thainara Faria (PT), autora da lei municipal que instituiu em 2019 o Mês da Economia Criativa e Solidária. Também foram convidados Paulo Alexandre da Silva, representante da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária, Solange Aparecida de Matos, integrante do Conselho Municipal de Economia Criativa e Solidária e da Associação Mãos que Criam, e Marta Joaquim, da Cooperativa Acácia.

Na terça-feira (15), também a partir das 9h, entra em discussão “A política pública de Economia Solidária no Brasil atual”, sob a coordenação da secretária adjunta do Trabalho e Economia Solidária do Estado do Maranhão, Jordânia Pessoa. A live contará com a participação do prefeito Edinho, que é vice-presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães, e da Secretária Executiva da Economia Solidária do Estado da Paraíba, Roseana Meira.

Tambem no dia 15, às 18h30, a Prefeitura transmite ao vivo a live “Protagonismo da mulher na Economia Solidária”, que integra a programação da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), realizada em Santa Maria (RS). A mesa terá a mediação de Camila Capacle e traz como convidadas Francisca Eliane de Lima, da Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária (RN); irmã Lourdes Dill, do Projeto Esperança / Cáritas (RS); Thereza Cristina, do Movimento Permanente de Mulheres de Belford Roxo (RJ); Elaine Novais, do Centro Público de Economia Solidária da Chapada Diamantina (BA); e Helena Francisco, da Cooperativa Acácia de Araraquara.

Paralelamente às lives, o mês de dezembro é marcado também pela organização do comércio ambulante na região central durante o horário de funcionamento especial das lojas no período do Natal, além da Feira Natalina de Artesanato e Economia Criativa, que acontece na Praça do Daae. Juntas, as duas atividades reúnem 80 empreendedores da cidade e representam uma importante oportunidade de geração de renda para a categoria.

Camila Capacle lembra que no dia 15 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Economia Criativa e Solidária e que a realização do mês comemorativo é fruto da primeira conferência municipal voltada ao setor.

“A Economia Solidária é um processo diferente de produção e distribuição de produtos e serviços. Ela fomenta a inclusão produtiva de setores vulneráveis, construindo novas relações baseadas na solidariedade, na autogestão, no consumo consciente e na preservação ambiental, entre outros pontos centrados na sustentabilidade e na valorização do ser humano”, explica Camila.  

Foto: Maiara Di Franco

registrado em: ,