Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 11 / Edinho participa de banca de avaliação de TCC sobre a reinserção de egressos do sistema prisional do IFSP/ São Carlos

Prefeito

Edinho participa de banca de avaliação de TCC sobre a reinserção de egressos do sistema prisional do IFSP/ São Carlos

O trabalho intitulado “A pena perpétua fora da prisão: desafios e oportunidades encontradas por egressos do sistema prisional no mercado de trabalho” foi desenvolvido por alunos do curso superior de Tecnologia de Processos Gerenciais
130070408_3308353115941567_9180770105105984287_n.jpg

 

 

 

O prefeito Edinho participou, na tarde desta sexta-feira (11), como professor avaliador, da banca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  intitulada “A pena perpétua fora da prisão: desafios e oportunidades encontradas por egressos do sistema prisional no mercado de trabalho”, do curso superior de Tecnologia de Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus São Carlos. A monografia foi apresentada pelos alunos Hugo Pires Barbosa e Larissa Lamoglia Bastos, com a orientação da Profª Drª Rita de Cássia Arruda Fajardo, que é coordenadora do curso. Além da professora orientadora e do prefeito Edinho, também compôs a banca a Profª Drª   Carla Renata Rufo (IFSP/São Carlos). 

A pesquisa teve como objetivo geral investigar os desafios encontrados por egressos, membros de cooperativas de economia solidária em Araraquara, para a reinserção no mercado de trabalho. O trabalho também buscou contextualizar o sistema prisional no Brasil e o preconceito instaurado na sociedade contra os egressos, caracterizar o cenário atual da cidade e o plano de “Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional” de Araraquara, além de identificar quais dificuldades e avanços são encontrados pelos egressos das cooperativas analisadas.

O prefeito Edinho, que é graduado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara, mestre em Engenharia de Produção na Ufscar e foi professor e coordenador do curso de pós-graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove), agradeceu muito o convite da professora e dos alunos para compor a banca avaliadora do TCC.

“Durante minha avaliação do trabalho eu notei um esforço imenso de manter o rigor metodológico, isso mostra a seriedade deles com o objetivo da monografia e fica nítido também o esforço da professora em orientar o projeto”, declarou o prefeito.

Na opinião de Edinho, a dupla mostrou coragem ao escolher o tema e o trabalho foi ousado ao apontar a economia solidária como uma porta de saída para reinserção dos egressos do sistema prisional. “O trabalho de vocês tem um potencial imenso do ponto de vista teórico, pois mostra a realidade vivida pelos egressos do sistema prisional com todas suas dificuldades e aponta uma porta de saída que é a economia solidária”, analisou ele. 

Durante sua avaliação final do trabalho, o prefeito Edinho, que é vice-presidente de Economia Solidária e Criativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), destacou o esforço do seu governo em ajudar no processo de reinserção desses egressos na sociedade e também os avanços na parte de economia criativa. “Temos hoje 6 experiências de cooperativas em Araraquara e queremos expandir, tornar a cidade referência na área de empreendedorismo e cooperativismo”, destacou. 

Devido à pandemia Covid 19, a defesa da monografia foi feita na modalidade online, pela plataforma Microsoft Teams e contou com a participação da vereadora Thainara Faria, do recém eleito vereador, Guilherme Bianco, da gestora da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Ana Patrícia Ferreira, além de outros convidados.

registrado em: ,