Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Dezembro / 15 / Ações de Araraquara são apresentadas em live da Rede de Gestores de Economia Solidária

Trabalho

Ações de Araraquara são apresentadas em live da Rede de Gestores de Economia Solidária

Debate “A Política Pública de Economia Solidária no Brasil Atual” foi realizado nesta terça-feira (15), Dia Nacional da Economia Solidária, com presença online do prefeito Edinho
foto01 Prefeito Edinho e coordenadora Camila Capacle participam de live sobre as políticas de economia solidária no Brasil 15dez20 Celso Luís Gallo.jpg

 

 



O prefeito Edinho e a coordenadora municipal do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, participaram da live “A Política Pública de Economia Solidária no Brasil Atual", organizada pela Rede de Gestores da Economia Solidária, na manhã desta terça-feira (15).

O evento online foi transmitido pelo Facebook da Rede de Gestores, neste Dia Nacional da Economia Solidária, e contou com participações de autoridades em economia solidária de todo o Brasil. O objetivo foi compartilhar as experiências vivenciadas nesse setor e reafirmar o potencial desse sistema socioeconômico para um desenvolvimento mais sustentável do País.

Na live, Edinho relatou as ações de economia solidária desenvolvidas no município e ressaltou a importância do tema. Para o prefeito, esse modelo deve ser central e estruturante, fortalecendo a inclusão social e o fomento econômico.

“Em Araraquara, nós já tínhamos duas cooperativas organizadas desde meu primeiro mandato: a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Araraquara e Região Morada do Sol (Coopersol) e a Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis. Neste ano, trabalhamos para a criação de cooperativas de cozinheiras, de zeladoria, de construção civil, de limpeza e de egressos do sistema prisional. Também estamos organizando uma cooperativa de trabalhadores dos aplicativos de entrega. A sociedade mudou e é preciso dialogar com as novas profissões, é preciso estar sensível às novas bandeiras”, explicou o prefeito Edinho.

A live ainda teve participação de Jordânia Pessoa, secretária adjunta do Trabalho e de Economia Solidária do Estado do Maranhão e representando a Rede de Gestores; do governador do Piauí, Wellington Dias (PT); da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Roseana Meira, secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba; e de Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia; entre outras autoridades.

Incubadora
Em 2019, a Prefeitura implantou o projeto “Cooperativismo como Porta para o Futuro”, como uma “porta de saída” dos programas sociais. Com esse projeto, deu-se início ao processo de formação das novas cooperativas: Panelas Unidas (alimentação), Vitória Multi Serviços, CoperMorada (construção civil) e Sol Nascente (egressos do sistema prisional). Todas já estão atuando e gerando renda.

Com as novas cooperativas, conseguiu-se instituir a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (INPECS). O edital de cadastramento e seleção das cooperativas para efetivar o programa de incubação está sendo elaborado.

registrado em: ,