Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Julho / 16 / Prefeitura reforça ações com população em situação de rua por meio do Comitê “Novos Caminhos”

Social

Prefeitura reforça ações com população em situação de rua por meio do Comitê “Novos Caminhos”

Em meio à pandemia da Covid-19, trabalho nas vias públicas de Araraquara envolvem vários setores públicos e instituições privadas
comite novos caminhos.jpg

 

 

 

A pandemia causada pelo novo coronavírus levou a Prefeitura a reforçar o atendimento feito à população em situação de rua em Araraquara. As políticas públicas são desenvolvidas principalmente por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Saúde, em parceria com instituições privadas e do Comitê Intersetorial “Novos Caminhos”.

 

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura - Especial Coronavírus’, na quarta-feira (15), via página do Facebook da Prefeitura, o cientista social e assistente técnico na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Guilherme Cagnin, e o advogado Márcio Richarde Eiras, representante do Comitê Municipal Intersetorial Novos Caminhos, deram mais detalhes sobre os trabalhos.

 

De acordo com José Guilherme, desde 2017, o Comitê atua em Araraquara visando garantir os direitos dessa população de rua, envolvendo diversos setores da Prefeitura e da iniciativa privada, incluindo voluntários universitários.

 

São muitos os desafios que o trabalho conjunto enfrenta na cidade, principalmente com a pandemia, segundo Cagnin. “Além de oferecer atendimento de saúde, alimentação e itens de proteção e de higiene pessoal, como máscaras, álcool gel, água e sabão, também é preciso conscientizar a sociedade sobre a importância desse trabalho”, acrescentou.

 

Para José Guilherme, as ações buscam também a reinserção dessas pessoas junto à sociedade civil, incluindo o mercado de trabalho.

 

Vale ressaltar que por conta da pandemia, a Casa Transitória agora funciona 24 por dia e a população em situação de rua também é acolhida pelo Centro POP e pelas instituições São Pio e Sacrários do Amor.

 

José Guilherme ainda destacou o trabalho do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) junto a essa população e lembrou que o telefone 3336-7510 pode ser acionado pela comunidade para auxiliar as equipes nas ações.

 

Boa articulação

 

O advogado representante do Comitê Municipal Intersetorial Novos Caminhos, Márcio Richarde Eiras, reiterou a importância das ações para beneficiar a população em situação de rua, em meio a pandemia da Covid-19.

 

“A articulação dos grupos de trabalho, que inclui o atendimento médico semanal feito pela equipe da Secretaria de Saúde, também é uma forma de prevenção contra o Coronavírus”, ressaltou.

 

Márcio ainda acrescentou que as ações, que ainda envolvem estudantes universitários de Araraquara, têm sido bem aceitas pela população de rua, o que reforça ainda mais a importância dos trabalhos.

registrado em: , ,