Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 11 / Canal Direto Especial Coronavírus : Testagem em Araraquara

Saúde

Canal Direto Especial Coronavírus : Testagem em Araraquara

canal direto _Fabiana Araújo.jpg

 

 

Covid -19: Enfermeira destaca ampliação de testes na cidade

 

Para Fabiana Araújo, parceria com Unesp que dobra número de testes propicia maior controle do coronavírus em Araraquara

 

 

Um estudo mostra que Araraquara realiza o dobro de testes para detectar a Covid -19 (doença causada pelo novo coronavírus) em comparação com os testes realizados no Brasil em geral. Este dado positivo é resultado da parceria da Prefeitura com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que além de aumentar a capacidade da realização dos testes, propicia a diminuição do tempo de apresentação dos resultados.

 

A enfermeira da rede municipal de Saúde, Fabiana Araújo, ressalta a importância dessa parceria, porque vai propiciar uma visão real da disseminação do coronavírus na cidade e a oportunidade de um controle maior da doença.

 

Como houve uma disseminação rápida do vírus, a testagem ampla possibilitará, além de uma real fotografia da pandemia, a verdadeira letalidade da doença, segundo disse Fabiana, na segunda-feira (11), em entrevista ao programa Canal Direto – Especial Coronavírus, pelo Faceboook da Prefeitura.

 

A partir da parceria Prefeitura-Unesp, são realizados 60 testes por dia, o dobro dos feitos anteriormente, e os resultados apresentados em 12 horas. Antes, a apresentação dos resultados dos testes enviados ao Instituto Adolfo Lutz demorava entre 10 e 15 dias.

 

Ao agradecer a parceria, Fabiana Araújo ainda ressaltou que a ampliação da testagem também configurou uma nova forma de condução dos tratamentos dos casos positivos em Araraquara.

 

“Como a pessoa sabe que é positiva de uma forma mais rápida, a gente consegue fazer com que essa família se isole, o que conta muito para evitar a disseminação do vírus”, explicou Fabiana, destacando também a importância do isolamento.

 

Vale lembrar que nos primeiros momentos do surgimento da doença, Araraquara testava apenas as pessoas que viajaram para o exterior e as que estavam internadas ou profissionais da saúde sintomáticos. Agora, são testadas todas as pessoas sintomáticas que procuram o polo de triagem na UPA da Vila Xavier.

 

Dados comparativos

Também vale reiterar que com a parceria Prefeitura-Unesp, a quantidade de testes de pacientes com suspeita do novo coronavírus feita em Araraquara é mais que o dobro da registrada em todo o Brasil, quando analisada a proporção para cada milhão de habitantes.

 

No geral, Araraquara já realizou 765 testes, considerando apenas a rede pública, que representam 3.240 testes por milhão de habitantes.

 

Como o município contabiliza uma população estimada de 236.072 pessoas, se tivesse 1 milhão de habitantes, na mesma proporção, já teria testado 3.240 pessoas. Os dados gerais no Brasil apontam para 1.597 testes a cada um milhão de habitantes.

 

Os grupos de risco da Covid-19 são idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar.

 

Para a redução da transmissão da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o uso de máscaras protetivas e o isolamento social, para evitar aglomerações.

registrado em: ,