Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Novembro / 04 / Testes de Covid-19 chegam a seis postos de saúde nos bairros

Notícias

Testes de Covid-19 chegam a seis postos de saúde nos bairros

Moradores das regiões do Cecap, do Yolanda Ópice, do Selmi Dei I, da Vila Xavier, do Jardim América e do Santa Angelina podem procurar as unidades de saúde para o diagnóstico do novo coronavírus, desde que estejam assintomáticos
foto01 Consultor Haroldo Alves de Lima foi o primeiro a fazer teste de Covid-19 no posto de saúde do Santa Angelina 04nov20 Celso Luís Gallo.jpg

 

 

A partir desta quarta-feira (4), seis postos de saúde de Araraquara estão realizando testes de Covid-19, doença causada pela pandemia do novo coronavírus. A testagem ocorre nas unidades dos bairros Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina, sempre das 7h às 8h30.

A medida é uma extensão da testagem em massa que já estava sendo feita na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração desde o dia 28 de setembro, com a distribuição de 75 senhas diárias. Nas unidades de saúde, são 20 senhas a serem entregues todos os dias para a coleta de sangue.

Devem procurar esses postos de saúde apenas os moradores que estejam assintomáticos, ou seja, que não possuam nenhum sintoma gripal. A análise sanguínea irá mostrar se o paciente possui anticorpos para a doença: tanto o IGM (indica que a pessoa está em fase de transmissão) quanto o IGG (indica que a pessoa já teve a doença). Os resultados serão enviados por e-mail e SMS.

Esses testes são aplicados em parceria com a Uniara, o Instituto Butantan e o Laboratório Hilab. A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento à Covid-19, ampliando ainda mais a testagem — o município tem índice de quase 17 mil testes por 100 mil habitantes, acima da média nacional.

“Muitos pacientes podem desenvolver a doença sem nenhum sintoma. Identificando precocemente, a gente consegue fazer o rastreamento de contatos e a prevenção”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.

O consultor Haroldo Alves de Lima, de 36 anos, foi o primeiro a realizar o teste de Covid-19 no posto de saúde do Santa Angelina na manhã desta quarta-feira. “A testagem nos postos é uma medida importante para que todos possam ter acesso nos bairros”, avalia Haroldo.

É importante destacar que pacientes que estejam sintomáticos devem continuar se dirigindo à UPA da Vila Xavier, que integra o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, para a realização do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus).

Confira os locais e endereços dos postos de saúde com testes para Covid-19:

CMS “Dr. Renato Guimarães Bastos” – Cecap
Endereço:
 Avenida Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti, 347


CMS “Dr. Francisco Oswaldo Castelucci” - Yolanda Ópice
Endereço:
 Rua Domingos Paulo Real, 267


CMS “Dr. Ruy de Toledo” - Jardim Roberto Selmi Dei I
Endereço:
 Rua José de Freitas Madeira, 49


CMS "João Vitor Nascimento Maurício" - Vila Xavier
Endereço:
 Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 800


CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” - Jardim América
Endereço:
 Rua Jurupema, 373


CMS “Rafael Sorbo” - Santa Angelina
Endereço: 
Rua Habbib Khodor, 560

 

registrado em: