Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Abril / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 392 - de 11 de abril de 2021

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 392 - de 11 de abril de 2021

boletim 11_04 .jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 11 de abril de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Influenza, terá início amanhã, segunda-feira. Os primeiros a receberem a vacina serão as crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.

A vacinação contra a gripe começa, em geral, pelos idosos. Mas, neste ano, por conta da pandemia e para evitar conflito com a imunização contra a Covid-19, a população acima de 60 anos estará contemplada na segunda etapa, a partir de 11 de maio. 

Estão previstas mais duas etapas, com início em maio e junho, para os demais grupos prioritários. A campanha vai até o dia 9 de julho. 

É importante que as pessoas realizarem as duas vacinas – Covid-19 e gripe -, pois ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.

No entanto, autoridades da área da Saúde alertam que, como não existem estudos sobre a administração conjunta dos dois imunizantes, a recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.

A vacina contra a gripe, em Araraquara, será aplicada em todas as unidades de saúde, das 8 às 16 horas, com exceção daquelas que estão vacinando contra a Covid-19, que são as unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa.

Estas quatro unidades continuarão com aplicação de vacina contra a Covid-19, nos horários que já vem sendo cumpridos.

 

 

 

Vacinação contra a Covid-19


Reforçando que a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação com 47 anos ou mais continua amanhã, no drive thru do Cear. Para receber a vacina, é obrigatório apresentar o comprovante de cadastramento feito na plataforma VacinaJá Educação, disponível no site do Governo do Estado de São Paulo.

 

A imunização dos profissionais da educação teve início ontem; 1.200 doses foram aplicadas no primeiro dia.

 

Continua também a vacinação dos maiores de 68 anos e aplicação de segunda dose em idosos nos pontos instalados na unidade de saúde do Sesa e nas unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier e no estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8h às 15h. Também no drive-thru do Sesc, das 8h às 16h, e no drive-thru do CEAR, das 9h às 15h. É preciso apresentar RG e CPF, além de comprovante de endereço atualizado.

 

É importante que todos os idosos que já tomaram a primeira dose fiquem atentos à data da aplicação da segunda dose que está indicada no cartão de vacinação.

 

Araraquara já aplicou 47.022 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 34.200 da primeira dose e 12.822 da segunda dose.

 

O cronograma municipal é divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste domingo mais 40 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 14% de 297 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 22 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 62 novos casos. Portanto, agora são 18.023 casos em Araraquara.

 

Do total de confirmados, 374 permanecem em quarentena e 17.305 já saíram. Aguardam resultado de exames 129 amostras.

 

Hoje, 165 pacientes estão internados. Destes, 85 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 75 confirmados. E 80 estão na UTI – 1 suspeito e 79 confirmados.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 53% de leitos de enfermaria e 92% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 11 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

 

Do total de 165 internados, 76 são moradores de Araraquara e 89 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 42 estão em Enfermaria e 47 estão em UTI.

 

Os 89 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (5), Araras, Brotas (2), Cajuru, Cuiabá (MT), Descalvado. Dourado, Gavião Peixoto (3), Guaíra, Ribeirão Bonito, Ibaté (5), Ibitinga (2), Itápolis (2), Jardinópolis, Leme (3), Matão, Motuca, Nova Europa (4), Olímpia, Porto Ferreira (2), Rincão (9), Rio de Janeiro, Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (3), São Carlos (28), São Gabriel do Oeste (MS) e Tabatinga (5).

 

Araraquara registrou, até o momento, 344 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

O óbito mais recente é de um homem de 88 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada em 10 de abril.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

 

registrado em: , ,