Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Abril / 16 / Apresentação aborda a Análise da Arborização Urbana no Município de Araraquara

Urbano

Apresentação aborda a Análise da Arborização Urbana no Município de Araraquara

A iniciativa faz parte das medidas que visam melhorar a classificação da cidade no programa Município VerdeAzul do governo estadual
Arborização_2.jpg

 

 

 

Na última sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou uma apresentação abordando a Análise da Arborização Urbana no Município de Araraquara. A apresentação foi feita pelo engenheiro Agrimensor Leonardo de Araújo Neto, no auditório da CTA/SMMAS.

 

Um dos temas abordados foi a análise da projeção de Copa de Árvore utilizando o aplicativo livre MultiSpec, dentro do perímetro urbano de Araraquara (Lei n°. 7.218, de 24/03/2010). A utilização deste aplicativo é uma das indicações feitas pelo Programa Município VerdeAzul do governo do estado de São Paulo.

 

Outro assunto abordado foi o levantamento arbóreo em calçadas realizado em 2015 pela UNIARA, através de convênio entre a Prefeitura e a UNIARA (Universidade de Araraquara), em que professores e estagiários da instituição de ensino mapearam dois setores de planejamento de bairros do Plano Diretor Municipal.

 

Também foi apresentado o resultado final da metodologia de levantamento de árvores de calçadas desenvolvida ao longo dos anos de 2013 a 2020. O projeto mapeou todas as árvores de calçada da cidade. “Devemos dar continuidade a esta iniciativa que é essencial para manutenção da nossa arborização urbana”, concluiu o engenheiro Agrimensor, Leonardo de Araújo Neto.

 

Participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, os coordenadores executivos Gelson Caldeira Dantas e Luciana Fernandes, além dos gerentes das respectivas áreas técnicas, Carlos Ferreira (Fiscalização e Licenciamento), Fernando Braga (Áreas de Proteção Ambiental), Valter Iost (Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental), João Barbosa (Conservação, Arborização, e Biodiversidade), além do técnico do setor, Tiago Sant´Anna.

 

 

registrado em: ,