Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 09 / Araraquara participa do “Dia Lixo Zero”

Urbano

Araraquara participa do “Dia Lixo Zero”

A ação promovida pelo coletivo “Lixo Zero Araraquara” tem como principal objetivo a conscientização da população de várias faixas etárias quanto à destinação correta de resíduos
IMG-20201025-WA0045.jpg

 

 

O coletivo “Lixo Zero Araraquara”, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), realiza no próximo sábado (14), a partir das 08h30, o Dia Lixo Zero. A ação tem como principal objetivo o compartilhamento de boas práticas ambientais, com a conscientização da população de várias faixas etárias quanto à destinação correta de resíduos, limpeza, educação ambiental e bioconstrução.

 

A programação começa às 08h30 com uma atividade sobre Bioconstrução, com Flávio Rodrigues da Silva e Bárbara Silva, da Horta Comunitária da Zona Norte. Em seguida, a partir das 10h, será realizado um Mutirão de Limpeza e Conscientização no entorno da Horta Comunitária. Para encerrar, será realizada uma live, a partir das 17h, sobre Gestão Sustentável de Resíduos com David Teixeira (OSCIP Mundo Melhor) e Lara Teixeira Laranjo (Minhocaria Compostagem de Resíduos Orgânicos).

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destaca a importância da iniciativa para a cidade. “Eventos como esse mobilizam toda sociedade em prol de um objetivo comum e ajudam a conscientizar a população”. Para o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, a participação da população no evento é essencial. “A iniciativa é aberta a toda população, principalmente para os que buscam promover uma cidade e um planeta melhor para todas as gerações”.

 

A embaixadora do Lixo Zero 2021, Sumaya Soares, lembra que é o segundo ano que a cidade participa do movimento, que já é realizado há 11 anos no país. "Esse é o segundo ano que participo do movimento Lixo Zero e estamos realizando o primeiro Dia Lixo Zero para posteriormente realizarmos a Semana Lixo Zero em outubro com ainda mais eventos, debates, oficinas e lives. E estamos com uma expectativa muito boa para os eventos. Tivemos muitas pessoas interessadas em construir o projeto, desde professores, universitários, moradores, funcionários públicos, à ONGS e empresas". Sumaya aproveitou para falar sobre a formação do coletivo. "O Coletivo nasce da necessidade de termos uma organização que una todos os interessados em construir uma Araraquara mais sustentável. Para assim, mantermos o movimento hoje e por muitos anos”.

 

A ação vai contar com a participação de voluntários da sociedade civil, representantes dos projetos Horta Comunitária da Zona Norte, Ong Paz e Bem, Parque Vivo, Casoca e das empresas “Can.u.do Produtos Sustentáveis” e Minhocaria Compostagem de Resíduos Orgânicos. Cabe lembrar que para participar da iniciativa é necessário fazer a inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbI9vMuFzaeQgEinWIz_k6lhm41q3xv5RQiOLPqx0zi45zXw/viewform

 

Serviço:

 

Dia Lixo Zero - 14/08

 

Programação

 

08h30 - Atividade sobre Bioconstrução com Flávio Rodrigues da Silva e Bárbara Silva/Horta Comunitária

Local: Av. José dos Santos Seves, 1204 - Jardim Roberto Selmi Dei, Araraquara - Horta Comunitária da Zona Norte

 

10h - Mutirão de Limpeza e Conscientização no entorno da Horta Comunitária

Local: Av. José dos Santos Seves, 1204 - Jardim Roberto Selmi Dei, Araraquara - Horta Comunitária da Zona Norte

 

17h - Live - Gestão Sustentável de Resíduos com David Teixeira (OSCIP Mundo Melhor) e Lara Teixeira Laranjo (Minhocaria Compostagem de Resíduos Orgânicos)

Página do Instagram do “Lixo Zero Araraquara”

https://instagram.com/lixozeroararaquara?utm_medium=copy_link

registrado em: ,