Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 09 / Araraquara prepara Programação do Mês da Juventude

Planejamento

Araraquara prepara Programação do Mês da Juventude

Agenda conta com conversas temáticas, palestras, lives, batalhas de MC´s e o lançamento do Programa Filhos do Sol
mes_juventude.jpg




O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto com o intuito de focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta. Em Araraquara, a importância da data vai além de um único dia e é comemorada com a Programação do Mês da Juventude, que marca uma série de atividades realizadas e apoiadas pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude.

A agenda conta com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, fórum de estudantes, ato ecumênico e lives com palestras, batalhas de MC´s e shows. O mês de agosto também marca o aniversário do Centro da Juventude "Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso" e o lançamento do Programa Filhos do Sol.

A secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, falou sobre o propósito principal da agenda. "Essa programação foi pensada para falar dos problemas e desafios enfrentados pela juventude. É de suma importância promover esses encontros, provocar reflexão e também ouvir o que eles e elas têm pra dizer", explicou.
 
Neste ano, a programação vem com o tema "Esperançar", em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: "É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…".

Para a assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, o tema reflete exatamente o momento pelo qual passa a juventude brasileira. "Essa programação vem com esse intuito, de uma juventude de esperança, de uma juventude que vai atrás de seus sonhos, que vai atrás de suas conquistas. A programação termina com a Conferência da Juventude, que tem o mesmo tema da programação, para começarmos a discutir sobre o Brasil, o estado e o município em que vivemos hoje. Vivemos em um tempo de pandemia em que é preciso ter esperança de que isso vai passar para podermos nos encontrar, abraçar e fazer rolê, que são coisas de juventude. É a esperança de que o tempo ruim que vivemos hoje vai passar. Por isso a programação vem com várias discussões sobre essas questões", analisou.


PROGRAMAÇÃO

Abertura do Mês:
12/08 - Dia Internacional da Juventude


Lançamento do Filhos do Sol
Horário: 08h30

Local: CEAR
Apresentação de Slam.

Batalha de Mc's e shows
Horário: 20 horas

Local: Palaces Rosas (Redes sociais da prefeitura).
DJ: Kwan (Kauan Alves Nunes dos Santos) Mestre de Cerimônia Uveio (Éder José da Cruz)
Confirmados: Shazzam (Denis Victor de Sousa); Mc´s: Sussa (Vitor Hugo Fernandes), Jhow Mc (Jhonatan Henrique Fidelis), Mc Km (Kaio Henrique da Silva Medeiros), TVZ (Vinicius de Oliveira), McMarchesan (João Vitor Marchesan), Willião (Willian Roberto Gomes Junior), Goes (Erik Mariano dos Santos).
Jurados: Nala Suê, Morfy e Ricardo.
Apresentação: Manu (Manuela Caparelli Justino): confirmada

13/08 - Fórum de estudantes
Horário: 18:00

Transmissão: Zoom
Sinopse: Dia 11 de agosto é dia dos estudantes, e para comemorar essa data haverá um diálogo com os estudantes e com cursinhos.
Palestrantes: Iago Alves, vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, coordenador do Movimento Secundaristas do MPJ Bahia; Julia Köpf, estudante de administração na FEA USP, foi coordenadora geral do DCE da USP, diretora da UEE São Paulo e atualmente está na direção da UNE; Giovanna Lopes, cientista social formada pela UNESP e pela Universidade Nacional de Córdoba-Argentina, foi professora no Cursinho Popular Geração Near (2019-2020) e atualmente é gerente de Cursinhos Populares em Araraquara.


PROGRAMAÇÃO DE LIVES: PRÉ-CONFERÊNCIAS
Lives temáticas sobre os eixos da conferência da juventude.


Calendário:
Data: 18, 20, 26, 27, 30, 31 de agosto.

18/08 às 19h - Maria Marighella e Vitta Pereira. Tema: Cultura;
20/08 às 18h - Thainara Faria e Beatriz Caminha. Tema: Participação social e política, multiculturalidade e igualdade;
26/08 às 20h - Rafaela Modé. Tema: Saúde;
27/08 às 19h - Leocádia e Camila Capacle. Tema: Educação, Qualificação e trabalho e renda;
30/08 às 19h - Roseli Gustavo. Tema: Esporte e lazer;
31/08 às 18h - Danilo e Gisele. Tema: Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade;


MARIA MARIGHELLA - Atriz e vereadora de Salvador pelo PT.

VITTA PEREIRA - Cria de Minas Gerais, formada em Edificações, Pedagogia, Cinema e Teatro. Multiartista do Ekê. Atualmente integrante da dupla “Irmãs de Pau” e gestora cultural de Araraquara.

THAINARA FARIA -  26 anos, mulher negra, vereadora reeleita do PT de Araraquara, advogada e pós-graduada em Direito Constitucional, com extensão em economia. É a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no legislativo municipal. Enquanto vereadora foi presidenta da Procuradoria Especial da Mulher e da Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Araraquara. É membro da Comissão de Justiça, Legislação e Redação pela segunda vez e Vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara. Seu mandato trabalha para garantir os direitos sociais. Defende os direitos das mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+ e juventude. Atua na proteção e promoção dos direitos da
criança e do adolescente.

BEATRIZ CAMINHA - 22 anos, mulher negra, bissexual, vereadora eleita mais
jovem da história de Belém, liderança do PT na Câmara Municipal de Belém. Estudante de arquitetura e urbanismo da UFPA, vice presidenta do PT Pará, integrante do coletivo Quintas Pretas e do Movimento Popular da Juventude.

RAFAELA BERALDO MODÉ - Possui graduação em psicologia, letras e direito, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e possui também Formação em Educação à Distância. Atualmente atua como psicóloga em consultório e como Diretora Geral da Escola de Governo do Município de Araraquara - EGMA. Faz parte da Articulação Nacional de Psicologues Trans - ANPTrans. Foi coordenadora de Direitos Humanos do Município de Araraquara de setembro de 2019 a março de 2020.

LEOCARDIA CRISTINA REGINALDO DA CRUZ - Araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação pela Universidade de Araraquara - UNIARA, Pós-Graduada em Educação Especial: Ênfase Generalista pelo Centro Universitário Central UNICEP/São Carlos, Graduada em Pedagogia pela Universidade de Araraquara, Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica, pelo Centro Universitário Central UNICEP/São Carlos, habilitada para o magistério pela Escola Estadual Bento de Abreu, formada em Tutoria Virtual pela UAB/UFSCAR de São Carlos. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas.

CAMILA CAPACLE - Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar. Gestora pública. Mãe. Feminista. Antiratista. Ativista por um mundo justo e solidário.

ROSELI DO CARMO GUSTAVO DA SILVA - Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara/Fundesport e Coordenadora Executiva de Projetos Sociais e Esportivo do Município de Araraquara 2021· Ex-jogadora de Basquete da Seleção Brasileira. Vice-campeã olímpica em Atlanta 1996, Campeã Mundial na Austrália em 1994, campeã Panamericana em Cuba 1991. Defendeu os clubes da Unimep - Piracicaba, Bcn - Osasco, Ponte Preta - Campinas, União Micaelense – Ilha dos Açores – Portugal, Ferrol – Espanha, BRAHE Basket – Suécia.

DANILO FORLINI - Doutorando e Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Técnico
em Assuntos Educacionais no IFSP e Diretor na Cia. Improvisória de Teatro. Participou como educador e idealizador em projetos de educação política e atualmente pesquisa as áreas de cidadania, democracia, criatividade e teatro.

GISELE HELOISE BARBOSA - Doutora em Ciência Política, associada da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e atua há mais de 10 anos como professora da educação básica.


24/09 - Conferência Municipal de Juventude “Esperançar”
Abertura Horário: 18 horas (a confirmar)

Local: Online
Sinopse: Abertura, será com a presença de prefeitos, vereadores e COMJUVE e vamos falar dos eixos e da importância de conselho de juventude atuante, e do plano municipal de juventude.


25/09 - Discussão e Encerramento
Horário: 16 horas (a confirmar)

Local: Online
Sinopse: Discussão dos eixos, criação do Plano Municipal de Juventude.

 

registrado em: ,