Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 09 / Semana LU(i)Z Antonio começa neste sábado (14)

Cultura

Semana LU(i)Z Antonio começa neste sábado (14)

Programação majoritária pode ser conferida no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, enquanto Café de Investigação acontece pela plataforma Zoom
SLAMC 2021 card 1 (1).jpg

 

 

 

A abertura oficial da 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa (SLAMC) será realizada neste sábado, dia 14 de agosto, a partir as 19 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. A programação segue até o dia 21 de agosto, com atividades totalmente remotas e gratuitas, com foco no Teatro Musical Brasileiro.

A programação – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp - apresenta: espetáculos convidados e selecionados por edital, musicais, documentário, workshops e os tradicionais Cafés de Investigação.

Neste sábado, o programa Oficinas Culturais abre as atividades com a exibição de “Onde estás felicidade” e “Primeiras Falas”, reunindo educadores e alunos das Oficinas.

"Onde estás felicidade" é uma releitura de uma música que compõe o repertório do Teatro Musical Brasileiro. “Nas primeiras edições da Semana LUiZ Antonio Martines Corrêa ela era cantada por todos os artistas em uma grande celebração. Nesta edição, os professores de música das Oficinas Culturais se uniram dando nova roupagem a melodia que foi gravada por educadores e alunos”, explica Rafaella Pucca, coordenadora das Oficinas Culturais. A produção é de Luís Silva, Guilherme Bridarolli, Silvia Bridarolli, André Peres e Anderson Senapesch.

Já "Primeiras Falas" é um texto de Edna Portari composto a partir de pesquisa na obra de Luís Antonio e Bertolt Brecht, dramaturgo alemão criador do teatro épico/político. A direção é de Victor Ferrari. “Nesta montagem, alunos do curso de teatro das Oficinas Culturais romperam as barreiras do ensino on-line para uma gravação no palco e, com todo o cuidado, trouxeram à cena o chamamento de abertura do festival. Nossa homenagem a Luís, a semana e ao legado de Edna Portari”, conta Rafaella.

Na sequência, Ricardo Portari realiza a leitura do manifesto “Por mais Amor”, escrito por sua tia, Edna Portari, após a morte de Luís Antonio e publicado no Jornal O Imparcial em 20 de dezembro de 1987. Flavia Marquetti, curadora da SLAMC, conta que o texto de Edna fala sobre perda, intolerância, os anos de chumbo que Edna e Luís atravessaram e também sobre a busca pela arte.

“Toda abertura da Semana LU(i)Z Antonio, nos primeiros anos, tinha a leitura de um manifesto que buscava informar o público da luta por cultura, fazia uma reflexão sobre a cultura e a liberdade de expressão e manifestava o respeito pelas identidades todas. O ano passado resgatamos isso, com um texto do Brecht, que era o tema da Semana; este ano escolhemos a carta da Edna, pela atualidade que ela ainda tem”, apontou Flavia.

"Fui junto com a Edna entregar essa carta/manifesto no Imparcial após a trágica morte do Luís. Vejo que hoje o texto lido é totalmente atual e que enfrentamos novamente embates, porém a cultura continua com a bandeira hasteada e convicta de que é também através dela que poderemos vencer os pensamentos doentios e talvez até transformá-los!", defendeu Ricardo Portari.

Ás 20 horas, Eduardo Okamoto apresenta o espetáculo convidado “OE”, com classificação indicativa para 12 anos e, após a exibição, Okamoto participa do primeiro Café de Investigação, às 21h15, sob a mediação da curadora da Semana LU(i)Z Antonio, Flávia Marquetti.

Vale destacar que as inscrições para o Café de Investigação estão abertas e devem ser realizadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform .

Toda a programação é gratuita.

                                                                                                              

SERVIÇO:

Abertura da 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa

Data: sábado (14 de agosto)

 

  • Programação:

 

19h - Abertura oficial

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

 

- “Onde estás felicidade” e “Primeiras falas”, apresentação do Programa Oficinas Culturais (produção dos educadores com participação dos alunos)

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

 

- Leitura do Manifesto “Por mais Amor”, com Ricardo Portari

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

 

20h – “OE”, com Eduardo Okamoto (espetáculo inspirado na obra de

Kenzaburo Oe)

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

 

21h15 – Café de Investigação, com Eduardo Okamoto

Mediação: Flávia Marquetti

Onde: Plataforma Zoom

Inscrições gratuitas no site da Prefeitura

 

Grátis

 

registrado em: , ,