Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 12 / Café de Investigação apresenta Neyde Veneziano, pesquisadora especialista em Teatro Musical Brasileiro, na terça (17)

Cultura

Café de Investigação apresenta Neyde Veneziano, pesquisadora especialista em Teatro Musical Brasileiro, na terça (17)

Neyde Veneziano é considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de Teatro Musical
Cafe Neyde Veneziano.jpg

 

 

 

Neyde Veneziano é especialista em Teatro Musical Brasileiro e é considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical. A 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa (SLAMC) tem o prazer de trazer a pesquisadora para o Café de Investigação desta terça-feira, 17 de agosto. A atividade será realizada pela Plataforma Zoom, a partir das 19 horas e as inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform .

Este Café de Investigação pretende discutir o Teatro Musical Brasileiro, tema da 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa, assim como a importância do Teatro Musical para a cena brasileira. Também, neste encontro será comentado o documentário “Mamãe, Quero ser Vedete”, a ser exibido no dia 16 de agosto, na programação da SLAMC. A atividade será mediada pela curadora da Semana, Flávia Marquetti.

A 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com a parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp. A programação completa da Semana LU(i)Z Antonio pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara (http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/ ).

 

Neyde Veneziano - Especialista em Teatro Musical Brasileiro, Neyde Veneziano dirigiu 40 espetáculos em São Paulo e outros em Campinas, Florianópolis, Lisboa (PT) e Milão (IT).

Recebeu vários prêmios por suas encenações, entre eles dois APCAs, dois Mambembes e uma indicação ao Shell-2013 como Melhor Diretora por “Mistero Buffo”, com o Grupo LaMinima (Domingos Montagner e Fernando Sampaio).

Em 1988/1989, seu espetáculo “Revistando o Teatro de Revista” conquistou mais de 15 prêmios, tendo permanecido dois anos em cartaz, apresentando-se em temporada no Rio de Janeiro e São Paulo e em vários teatros do Brasil.

Neyde é Professora Doutora em Artes Cênicas pela USP, professora orientadora na UNICAMP e autora de cinco livros sobre Teatro de Revista, sendo considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical.

Entre 2000 e 2001, viveu na Itália, fazendo seu pós-doutorado sobre Dario Fo, na Universidade de Bolonha. Desta importante pesquisa resultou seu livro “A Cena de Dario Fo: o exercício da imaginação” (Ed. Nobel). Este é o único trabalho sobre Dario Fo escrito em língua portuguesa.

Em 2019, lançou o documentário intitulado “Mamãe, Quero ser Vedete” que apresenta atrizes do antigo Teatro de Revista ao lado de Silvio de Abreu e Claudia Raia, como representantes contemporâneos do gênero. Trata-se de mais uma obra de Neyde Veneziano com o propósito de valorizar a brasilidade em palcos paulistanos.

 

SERVIÇO:

33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa

Dia: terça-feira (17 de agosto)

 

14h às 17h – Workshop Teatro e Musicalidade, com Luiz Paulo Rodrigues Junior, Senac Lapa Scipião

Onde: Oficina Remota realizada através da plataforma MS Teams (25 vagas)

Inscrições gratuitas no link https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-araraquara/33a-semana-luiz-antonio-martinez-correa-/5714/946/962/NONE/

 

19h - Café de Investigação, com Neyde Veneziano

Mediação: Flávia Marquetti

Onde: Plataforma Zoom

Inscrições gratuitas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform .

 

20h – Pílulas da Felicidade “Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)

 

20h15 – Teatro Musical “Já não choram mais por mim!”, com Victor Ferrari

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)

 

Grátis

Mais informações: http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/

registrado em: , ,