Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 16 / Marcelo Evangelisti, do Senac Ribeirão Preto, comanda workshop quinta (19) à tarde

Cultura

Marcelo Evangelisti, do Senac Ribeirão Preto, comanda workshop quinta (19) à tarde

Atividade da Semana LU(i)Z Antonio desenvolve o tema “Olhares Poéticos e Corpo Presente - A Criação Cênica a partir do Espaço Físico” a partir das 14 horas; inscrições gratuitas estão abertas
Marcelo Evangeliste.jpeg

 

 

 

O workshop “Olhares Poéticos e Corpo presente - A Criação Cênica a partir do Espaço Físico” é a atração da quinta-feira, 19 de agosto, na 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa. A atividade comandada por Marcelo Evangelisti, docente convidado do Senac Ribeirão Preto, terá início às 14 horas. As inscrições gratuitas podem ser efetuadas pelo link: https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-araraquara/33a-semana-luiz-antonio-martinez-correa-/5714/946/962/NONE/ .

Com 25 vagas, “Olhares Poéticos e Corpo presente” realiza abordagens de um corpo expressivo, suas sonoridades e o espaço em que ocupa, aplicadas à cena. O workshop será realizado de forma remota, por meio da plataforma MS Teams.

A oficina propõe como experiência a criação cênica por meio da relação entre os corpos no espaço, onde os estados de composição tornam-se presentes durante o ato de representar/performar. Além disso, a oficina busca ultrapassar as barreiras físicas dos espaços determinados como "ideais para o teatro" e pretende explorar a ocupação dos espaços possíveis no remoto, considerando as múltiplas possibilidades que estes podem oferecer para a construção cênica.

Uma sala, cozinha, banheiro, quarto, quintal e demais localidades serão ressignificados, tornando-se palco para as propostas que serão apresentadas na oficina. O espaço físico será pensado como dramaturgia, permitindo a cada participante uma escuta ativa em relação com a arquitetura, memória, sonoridades e "função" no ambiente onde se está inserido. 

 

Marcelo Evangelisti - Marcelo Evangelisti é integrante da Cia. Teatro de Riscos e Cia. Teatral Boccaccione. Formado no curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto (2012); foi membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade de Ribeirão Preto-SP; é professor de teatro no Curso Técnico em Teatro e do programa “Aprendizagem” do SENAC-RP; professor de Teatro no Curso Técnico em Dança do Espaço Dânia Amaral; professor de teatro nos Colégios Anchieta e Boulevard, ator profissional e coordenador dos adereços produzidos pela própria Cia. Teatral Boccaccione.

Concluiu curso de direção (Prof. José Renato), Jogos Teatrais (Profª Indrid Dormien Koudela) realizados pelo 17º FETESP Tatuí/SP; Oficina de Demonstração ao Teatro realizado pelo Grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões; Oficina de Clown e o Sentido Cômico do Corpo realizada pelo grupo Lume; Oficina para Atores, Performers e Bailarinos ministrada pelas atrizes Georgette Fadel e Paula Klein; Oficina "A Comicidade do Ator" realizada pelo grupo La Mínima; Oficina de Teatro de Bonecos realizada pela Cia. Pequod e participou de oficinas de : teatro físico, interpretação avançada, direção teatral e teatro de bonecos realizados pelo projeto Ademar Guerra.

Atuou nos espetáculos; “Ubu Rei" de Alfred Jarry, premiado do 34º FETE Pindamonhagaba (Direção: Tânia Alonso), “O Horácio" de Heiner Müller (Direção: Carlos Canhameiro), "A Igreja do Diabo", adaptação do conto de Machado de Assis (Direção: João Paulo Fernandes), “OFÉLIA/hamlet rock\MACHINE” (Direção: Carlos Canhameiro), A Vida é Sonho” (Direção: Paula Klein). Realizou a provocação cênica dos espetáculos: “A MARé” (Grupo Teatro DA MARé) e “Em Tempo” (Cia. Pé na Tábua).

Dirigiu os espetáculos; “Ensaio Sobre a Liberdade” (Grupo APanela); “Solidão Meu Des[acato] teatro te acho chato” – uma anti-peça (Grupo Fora de hora); “O Jovem Teimoso que Não Queria Morrer” (Cia. Teatral Boccaccione); “ZONA 16” (Grupo Ditirambo – Contemplado pelo Edital Proac de Primeiras Obras - 2018).

A 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com a parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp. A programação completa da Semana LU(i)Z Antonio pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara (http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/ ).

 

SERVIÇO:

33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa

Dia: quinta-feira (19 de agosto)

 

14h às 17h – Workshop “Olhares Poéticos e Corpo Presente - A Criação Cênica a partir do Espaço Físico”, com Marcelo Evangelisti, Senac Ribeirão Preto

Onde: Oficina remota realizada através da plataforma MS Teams (25 vagas)

Inscrições gratuitas no link https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-araraquara/33a-semana-luiz-antonio-martinez-correa-/5714/946/962/NONE/

 

19h Café de Investigação com Gilberto Gawronski

Mediação: Flávia Marquetti

Onde: Plataforma Zoom

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScERgdKd6K0iHzb5YeCN4iIC9ImAqKBo2243AWXLXVq2pmnwQ/viewform

 

20h – Pílulas da Felicidade “Álbuns”, com Grupo Catanza

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)

 

20h15 – Teatro Musical “Ascenção e Queda de uma Cena Contingente”, com Teatro da Maré

Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

(https://www.youtube.com/channel/UCL5kjGJiDmG6Rz9_UANvvLA)

 

 

Grátis

Mais informações: http://www.araraquara.sp.gov.br/slamc/

registrado em: , ,