Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 17 / Internações por Covid-19 em Araraquara atingem menor índice do ano

Saúde

Internações por Covid-19 em Araraquara atingem menor índice do ano

São 47 pacientes em hospitais da cidade nesta terça-feira (17); 70% da população geral e 95% dos adultos já receberam ao menos uma dose da vacina
Gráfico 2- Pessoas internadas em Araraquara com Covid-19 (UTI+enfermaria) desde janeiro de 2021.png

Araraquara chegou nesta terça-feira (17) ao menor índice de internações por Covid-19 deste ano: 47 pacientes contaminados pelo coronavírus estão em hospitais públicos e privados do município, segundo o boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus.

Com as medidas rígidas de isolamento social adotadas pela Prefeitura em junho, como o lockdown (que leva algumas semanas para refletir nas internações e óbitos), e a aceleração do processo de vacinação da população, os gráficos apontam uma queda acentuada nas internações nos últimos 60 dias.
 
Antes desta terça-feira, o menor número de internações era o dia 1º de janeiro, com 49 pacientes. Agora, na série histórica desde o início da pandemia, a data mais recente com menos pacientes internados é 29 de dezembro de 2020, com 43 — quando a variante P.1, mais transmissível, ainda não circulava no município. No pior momento da pandemia, em fevereiro, chegou-se a 247 internados.
 
“É uma marca importante nesta luta que estamos enfrentando desde o ano passado. Resultado dos esforços de todas as equipes de saúde e da compreensão da população. A gente reforça para que os faltosos da vacina compareçam e a população possa se vacinar com as duas doses, além de continuar mantendo todos os cuidados de prevenção”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.
 
Em relação à média móvel, Araraquara registra no momento uma média de 49 casos novos de Covid-19 por dia, número bem abaixo dos 165 casos de média móvel do último mês de junho e dos 189 da média móvel de fevereiro — quando foi detectada a presença da P.1 em Araraquara e na região.
 
A queda nas contaminações e nas internações se reflete nos óbitos. Em agosto, após 17 dias, nove pessoas perderam a vida em decorrência de complicações do coronavírus. No mês de julho foram 47 vítimas fatais.
 
Vacinação
Nesta terça-feira, Araraquara chegou a 70,80% da população total com ao menos uma dose ou dose única das vacinas contra a Covid-19. Levando-se em conta a população adulta, em estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, são 94,81% já vacinados. Imunizados completamente, ou seja, com duas doses ou a dose única, são 30,78% da população e 39,82% da população adulta.
 
Até o momento, o município aplicou 242.114 doses das vacinas, sendo que 168.743 pessoas tomaram a 1ª dose, 67.427 receberam a 2ª dose e 5.944 tomaram vacina de dose única. O andamento da imunização em Araraquara avança conforme o município recebe novas doses de vacinas enviadas pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde.
 
A vacinação chegou nesta terça-feira aos jovens com 20 anos ou mais. Nesta quarta (18) é a vez das pessoas com 19 anos e, na quinta (19), dos araraquarenses com 18 anos de idade.
 
Essas faixas etárias podem tomar a 1ª dose da vacina em qualquer um dos polos instalados nas unidades de saúde da Vila Xavier, do Jardim Iedda, UPA Valle Verde, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, além do Sesa e dos drive-thrus do Sesc e também do Cear. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
 
Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o www.vacinaja.sp.gov.br.
 
Mais informações sobre a vacinação em Araraquara podem ser encontradas no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.

 

 

registrado em: ,