Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 18 / Participação social e política, multiculturalidade e igualdade são temas de live

Planejamento

Participação social e política, multiculturalidade e igualdade são temas de live

Atividade que integra programação do Mês da Juventude conta com a participação de Thainara Faria e Beatriz Caminha
live_thainara_bia - Copia.png

 

 



Nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 18 horas, será realizada uma live que integra a Programação do Mês da Juventude. Com o tema "Participação social e política, multiculturalidade e igualdade", essa será a segunda de seis transmissões que abordam temas referentes aos eixos da Conferência da Juventude, marcada para o dia 24 de setembro e que reunirá, de forma online, prefeitos, vereadores e lideranças jovens. A live desta quarta será transmitida pelo Youtube da Prefeitura e contará com a participação de Thainara Faria e Beatriz Caminha.

Thainara Faria tem 26 anos e é vereadora reeleita do PT de Araraquara, além de advogada e pós-graduada em Direito Constitucional com extensão em Economia. É a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no legislativo municipal e tem seu mandato pautado na defesa dos direitos sociais, das mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+, juventude, criança e adolescente.

Beatriz Caminha tem 22 anos e é mulher negra, bissexual, vereadora eleita mais jovem da história de Belém-PA, liderança do PT na Câmara Municipal de Belém. Estudante de arquitetura e urbanismo da UFPA, é vice-presidenta do PT Pará, integrante do coletivo Quintas Pretas e do Movimento Popular da Juventude.

A assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, que fará a mediação da live, falou sobre a relevância da participação das convidadas. "São temas muito importantes que precisam ser discutidos e para isso convidamos duas mulheres gigantes, que são a Thainara Faria e a Bia Caminha. Além do tema proposto, vamos falar muito nessa live sobre a Conferência da Juventude, o que ela significa para os jovens, o que podemos esperar dela e como vamos nos preparar para ela acontecer", revela Steyce.

As outras lives marcadas abordarão os temas: "Saúde" (26/08 com Rafaela Modé); "Educação, qualificação e trabalho e renda" (27/08 com Leocádia e Camila Capacle; "Esporte e lazer" (30/08 com Roseli Gustavo); e "Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade" (31/08 com Danilo Forlini e Gisele Barbosa). Todas essas lives podem ser conferidas no Youtube oficial da Prefeitura. Já a Conferência da Juventude (24/09) e o seu encerramento (25/09) contarão com transmissão ao vivo pelo Youtube e também pelo Facebook da Prefeitura.

Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda conta ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico, batalha de hip hop e lives com palestras. Neste ano, a programação vem com o tema "Esperançar", em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: "É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…".



PROGRAMAÇÃO DE LIVES: PRÉ-CONFERÊNCIAS
Lives temáticas sobre os eixos da conferência da juventude.
Transmissão: Youtube da Prefeitura de Araraquara.

Calendário:
Data
: 18, 20, 26, 27, 30, 31 de agosto.

18/08 às 19h - Maria Marighella e Vitta Pereira. Tema: Cultura;
20/08 às 18h - Thainara Faria e Beatriz Caminha. Tema: Participação social e política, multiculturalidade e igualdade;
26/08 às 20h - Rafaela Modé. Tema: Saúde;
27/08 às 19h - Leocádia e Camila Capacle. Tema: Educação, Qualificação e trabalho e renda;
30/08 às 19h - Roseli Gustavo. Tema: Esporte e lazer;
31/08 às 18h - Danilo Forlini e Gisele Barbosa. Tema: Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade;

PARTICIPANTES

MARIA MARIGHELLA
 - Atriz e vereadora de Salvador pelo PT.


VITTA PEREIRA - Cria de Minas Gerais, formada em Edificações, Pedagogia, Cinema e Teatro. Multiartista do Ekê. Atualmente integrante da dupla “Irmãs de Pau” e gestora cultural de Araraquara.

THAINARA FARIA -  26 anos, mulher negra, vereadora reeleita do PT de Araraquara, advogada e pós-graduada em Direito Constitucional, com extensão em economia. É a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no legislativo municipal. Seu mandato trabalha para garantir os direitos sociais. Defende os direitos das mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+ e juventude. Atua na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

BEATRIZ CAMINHA - 22 anos, mulher negra, bissexual, vereadora eleita mais jovem da história de Belém, liderança do PT na Câmara Municipal de Belém. Estudante de arquitetura e urbanismo da UFPA, vice presidenta do PT Pará, integrante do coletivo Quintas Pretas e do Movimento Popular da Juventude.

RAFAELA BERALDO MODÉ - Possui graduação em psicologia, letras e direito, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e possui também Formação em Educação à Distância. Atualmente atua como psicóloga em consultório e como Diretora Geral da Escola de Governo do Município de Araraquara - EGMA. Faz parte da Articulação Nacional de Psicologues Trans - ANPTrans. Foi coordenadora de Direitos Humanos do Município de Araraquara de setembro de 2019 a março de 2020.

LEOCARDIA CRISTINA REGINALDO DA CRUZ - Araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação, pós-graduada em Educação Especial, graduada em Pedagogia, pós-graduanda em psicopedagogia clínica, habilitada para o magistério e formada em Tutoria Virtual. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas.

CAMILA CAPACLE - Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar. Gestora pública. Mãe. Feminista. Antiratista. Ativista por um mundo justo e solidário.

ROSELI DO CARMO GUSTAVO DA SILVA - Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara/Fundesport e Coordenadora Executiva de Projetos Sociais e Esportivo do Município de Araraquara 2021· Ex-jogadora de Basquete da Seleção Brasileira. Vice-campeã olímpica em Atlanta 1996, Campeã Mundial na Austrália em 1994, campeã Panamericana em Cuba 1991. Defendeu os clubes da Unimep - Piracicaba, Bcn - Osasco, Ponte Preta - Campinas, União Micaelense – Ilha dos Açores – Portugal, Ferrol – Espanha, BRAHE Basket – Suécia.

DANILO FORLINI - Doutorando e Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Técnico em Assuntos Educacionais no IFSP e Diretor na Cia. Improvisória de Teatro. Participou como educador e idealizador em projetos de educação política e atualmente pesquisa as áreas de cidadania, democracia, criatividade e teatro.

GISELE HELOISE BARBOSA - Doutora em Ciência Política, associada da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e atua há mais de 10 anos como professora da educação básica.


24/09 - Conferência Municipal de Juventude “Esperançar”
Abertura Horário: 18 horas (a confirmar)

Local: Online
Transmissão: Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara.
Sinopse: Abertura, será com a presença de prefeitos, vereadores e COMJUVE e vamos falar dos eixos e da importância de conselho de juventude atuante, e do plano municipal de juventude.


25/09 - Discussão e Encerramento
Horário: 16 horas (a confirmar)

Local: Online
Transmissão: Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara.
Sinopse: Discussão dos eixos, criação do Plano Municipal de Juventude.

registrado em: ,