Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 20 / CER do Hortênsias passará por reforma e ampliação

Educação

CER do Hortênsias passará por reforma e ampliação

Unidade, que atende atualmente 275 crianças, terá obras finalizadas em 150 dias
foto03 Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para ampliação do CER Anunciata Lia David 20ago21 Tetê Viviani.jpg





Nesta sexta-feira (20), foi realizada uma solenidade no CER Anunciata Lia David, no Jardim das Hortênsias, onde foi assinada a Ordem de Serviço de início das obras de reforma e ampliação da unidade educacional. O CER conta atualmente com 275 crianças matriculadas e a reforma foi uma demanda eleita pelos moradores do bairro por meio do Orçamento Participativo.

A obra, que será executada pela Cipres Construtora Eireli, contará com um investimento de R$ 1.095.415,85 por meio de contrato firmado entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O prazo de execução é de 150 dias.

A ampliação da unidade contempla a construção de uma sala de biblioteca, sala de professores, sala de berçário, fraldário, sala de recreação, sala de apoio ao banho, novos sanitários infantis e solário. A reforma inclui obras estruturais, substituição de esquadrias do corredor e refeitório, pisos e revestimentos, substituição de bancadas, louças e acessórios, obras nas instalações hidráulicas e elétricas, pintura e limpeza final da obra.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a cerimônia desta sexta-feira contou com público reduzido e seguiu os protocolos de segurança sanitária preconizados pelo Comitê de contingência do Coronavírus. A população pôde acompanhar ao vivo a transmissão pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível.

Para o prefeito Edinho, o Orçamento Participativo foi o grande diferencial para a autorização da obra e é fundamental para que a Prefeitura administre a cidade ao lado da população. "São R$ 34 milhões que a Prefeitura está investindo só em obras do OP. O Hortênsias tem obras, mas muitos outros bairros de Araraquara também têm obras escolhidas pelo Orçamento Participativo. Eu quero que vocês continuem acreditando no OP. Ele não é perfeito, é feito por gente, e às vezes a gente erra, a gente falha, mas a vontade do prefeito é para que o OP fique cada dia melhor. E vai ficar cada dia melhor porque o aprendizado é algo constante. Estamos aprendendo a fazer com que o Orçamento Participativo represente cada dia mais o desejo da nossa comunidade. Não tem forma melhor de se governar", exaltou.

A secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que a obra fará a diferença na educação de muitas crianças. "Eu acredito fortemente que um espaço educador fala por si. Cada um desses espaços que vemos aqui, o playground, o mochileiro, a casa de bonecas, oferece uma forma de educar. Cada espaço, cada canto, tem que efetivamente ser bonito, ser utilizável e ser também um espaço de ensino e aprendizagem, porque cada espaço no ambiente escolar educa e traduz uma forma de concepção de vida e de mundo. Então, quando falamos que cada espaço da escola precisa ser bom, é porque esse espaço agrega valor à vida de quem aqui está", articulou.

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, mencionou a relevância da obra para o bairro. "Hoje é um dia de festa. Tenho certeza de que em janeiro vamos nos reencontrar aqui e a festa será maior ainda. Se Deus quiser, já estaremos em um momento melhor de pandemia e poderemos receber os pais, as mães e as famílias que fazem parte dessa conquista. Quero agradecer a recepção e dizer que essa comunidade é muito representativa de tudo o que é o Orçamento Participativo, porque de fato vocês se organizaram e lutaram para que fosse possível essa obra de uma escola que nunca tinha ganhado uma reforma", comentou.

A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Manoel Sponton (Progressistas), que estudou no CER Anunciata Lia David  e enalteceu a atuação dos funcionários da unidade. "Devemos sempre reconhecer o trabalho dos educadores da nossa cidade. Antes de criticarem, convido as pessoas a conhecerem de perto a dificuldade que cada um passa no dia a dia, além do lindo trabalho que é feito aqui. É muito difícil cuidar de uma criança só, imagine de várias. Eles dão banho, alimentação, entregam a criança limpinha, com amor e carinho, por isso me sinto honrado em saber que as crianças do Hortênsias estão nas mãos de cada um de vocês", explanou.

A diretora Maria Cristina de Souza Pinheiro, que falou em nome dos funcionários e equipe diretiva da unidade, valorizou o fato de a obra ter sido eleita por vontade da comunidade. "Hoje é um dia de festa para a família Anunciata, para nossas crianças e seus familiares, e para a comunidade do Jardim das Hortênsias, que juntos conquistaram essa reforma e ampliação de maneira linda e emocionante nas plenárias do OP. Eu penso que quem esteve naquela noite em que conquistamos a reforma jamais esquecerá, foi especial e marcante", afirmou.  

Representando a comunidade escolar, Ligiane Macedo da Silva Oliveira também salientou a conquista por meio do Orçamento Participativo. "Em nome da comunidade, já que sou moradora do bairro e mãe de aluno do CER, quero manifestar a satisfação e orgulho dessa conquista, que através da participação efetiva da comunidade, vencemos no OP. Reivindicamos a obra que irá beneficiar tantas famílias de trabalhadores e vulneráveis que temos em nosso bairro. Foi através do trabalho conjunto da escola e da comunidade que essa obra se tornou possível", declarou.

Também marcaram presença a vereadora Thainara Faria (PT), o secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; a ex-diretora do CER e atual coordenadora técnica de Apoio aos Conselhos Escolares, Rita de Cássia Ferreira; a ex-presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Patricia Ferreira; e  Adriano Souza, diretor comercial da empresa responsável pela obra, Cipres Construtora.

 

 

registrado em: , ,