Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 23 / Prefeitura entrega reforma da cancha de malha do complexo do Ginásio da Pista

Esportes

Prefeitura entrega reforma da cancha de malha do complexo do Ginásio da Pista

Investimento de R$ 195 mil atendeu pedido da população na plenária temática de Idosos do Orçamento Participativo
foto03 Entrega da nova cancha de malha Antonino Pugliezi na Pista de Atletismo 22ago21 Tetê Viviani.jpg

 

 

A prefeitura entregou no domingo (22), aniversário de 204 anos de Araraquara, as obras de reforma da cancha de malha do complexo esportivo do Ginásio de Esportes Guilherme Fragoso Ferrão, o Ginásio da Pista, no São Geraldo. A obra foi uma demanda escolhida na plenária temática de Idosos do Orçamento Participativo.

O investimento nas melhorias foi de R$ 195.254,36, com recursos do Finisa (financiamento junto à Caixa Econômica Federal). A obra foi realizada pela empresa Prime Engenharia e Construções Olímpia.

Os serviços feitos incluem pintura das linhas de jogo no piso da cancha conforme padrão oficial, cobertura metálica da cancha, recomposição e pintura das muretas e do muro de divisa, recomposição de calçada de proteção e acesso, além de execução de rampa de acessibilidade.

A cancha de malha leva o nome de Antonino Pugliezi, o Melusa. Esse era o nome da cancha do antigo Clube Estrela, mas, com a compra do espaço pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) para implantação de sua central de atendimento, a homenagem foi transferida para a cancha do Ginásio da Pista.

Melusa foi técnico e atleta da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara) por mais de dez anos e participou de inúmeros campeonatos de malha, entre eles os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior. Ele foi um dos grandes incentivadores da modalidade em Araraquara. Antonino Pugliezi faleceu em 2015, aos 79 anos.

Participação popular
Em sua fala na solenidade, o prefeito Edinho destacou o Orçamento Participativo como a melhor forma de gestão. “Não existe forma perfeita de se governar, mas, com o Orçamento Participativo, é o povo que se organiza e escolhe o que é prioridade. Continuem acreditando no OP”, destacou.

Edinho ainda enalteceu a trajetória de Antonino Pugliezi. “Não dá para entender a malha de Araraquara sem entender o legado que o Melusa teve, sendo presente em todas as competições. Uma figura emblemática. Não se fala da malha de Araraquara sem falar do Melusa”, complementou.

O coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, elogiou o Orçamento Participativo como uma forma de gestão pública e também recordou a vida do homenageado. “A sociedade reconhece aquilo que o Melusa fez, o legado deixado. É um reconhecimento muito justo”, afirmou.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, declarou estar muito feliz por entregar essa obra no aniversário de Araraquara. “Fico feliz por estar aqui e contribuir com a população no desenvolvimento da modalidade da malha.”

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Aluisio Boi (MDB), presidente do Legislativo, disse que Antonino Pugliezi foi uma referência no esporte de Araraquara. “Sua biografia ficará aqui eternizada, seus momentos, seus feitos”, disse.

Representando os técnicos e atletas de malha de Araraquara, Flaviano Barbosa Leite destacou que a modalidade agora tem mais um local para treinamentos e competições. “Agradeço ao prefeito e a todos que se empenharam para essa obra, além de agradecer a todos da terceira idade que foram ao Orçamento Participativo”, declarou.

Filho de Melusa, Joel Pugliezi agradeceu à Prefeitura em nome da família do homenageado. “Agradeço pelo reconhecimento à pessoa do meu pai. Um lutador pela malha de Araraquara, uma modalidade que era pouco conhecida e pouco incentivada. Ele amava demais essa modalidade e amava demais Araraquara.”

Ainda estiveram presentes na solenidade o vereador Emanoel Sponton (Progressistas); as secretárias Milena Pavanelli (Esportes e Lazer), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Priscila Luiz (Comunicação); o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy, e o coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro; a presidente da Fundesport e coordenadora de Projetos Esportivos de Inclusão Social, Roseli Gustavo; e outros familiares de Antonino Pugliezi: Neusa Redondo (esposa), Suseli (filha), Matheus e Lucas (netos), Vinícius (bisneto) e Fabiana (sobrinha).

registrado em: , ,