Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / AGOSTO / 31 / Conselho Municipal de Saneamento elegerá novos representantes

Urbano

Conselho Municipal de Saneamento elegerá novos representantes

Assembleia pública será realizada no dia 15 de setembro
Conselho Saneamento Basico - 2.jpg

 

 



No dia 15 de setembro, às 18h30, será realizada uma assembleia pública para renovação de mandato e da eleição de cadeiras destinadas à sociedade civil para o Conselho Municipal de Saneamento Básico. O evento, que será feito de forma online, é organizado e articulado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria Executiva de Participação Popular, Casa dos Conselhos Municipais e pelo próprio Conselho Municipal de Saneamento Básico.

No encontro será feita a eleição de dois representantes titulares e um suplente. Devido às restrições em função da pandemia da Covid-19, as inscrições já podem ser realizadas previamente através do e-mail: casadosconselhos@araraquara.sp.gov.br até o dia 15 de setembro, às 16 horas, contendo o assunto “Inscrição CMSB” e acompanhado de nome completo, RG, número de telefone para envio do link de acesso para a assembleia, cadeira que deseja se candidatar e carta de intenções para compor o conselho.

Já aqueles que queiram participar na condição apenas de eleitor ou observador do processo devem enviar inscrição para o e-mail: casadosconselhos@araraquara.sp.gov.br, até o dia 15 de setembro, às 18 horas, contendo o assunto “CMSB”, com nome completo e número de telefone para envio do link de acesso para a assembleia.

Adriel Henrique da Silva Barbosa, gestor da Casa dos Conselhos Municipais, destaca a importância da assembleia. “A recomposição do Conselho Municipal de Saneamento Básico é importantíssima para as discussões acerca desta área. Ela integra a política municipal de saneamento do nosso município, sendo um mecanismo importante da sociedade civil no acompanhamento do abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente no âmbito de nosso município. É muito importante que as pessoas se apropriem e participem desse conselho”, analisa.

Ele aponta ainda a relevância da participação popular nas decisões do conselho. "Nesta etapa da recomposição, elegeremos os três representantes da categoria de usuários de serviços públicos do saneamento, ou seja, a população em geral. As demais cadeiras são ocupadas por entidades, instituições e gestores que atuam diretamente com o setor. Então, quem for eleito representará a população em geral neste processo", acrescenta Adriel.

registrado em: ,