Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Fevereiro / 19 / Sábado tem oficinas de arte circense no Festival Aldir Blanc

Cultura

Sábado tem oficinas de arte circense no Festival Aldir Blanc

Atividades variadas são destinadas à toda família, a fim de levar entretenimento para dentro das residências
Oficina Bel Macari.png

 

 

No sábado, 20 de fevereiro, as atividades circenses do Festival Aldir Blanc têm continuidade a partir das 20 horas. A programação que vem sendo exibida no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube é gratuita e destinada a toda família, a fim de levar entretenimento para enfrentar o lockdown que Araraquara enfrenta. 

 

As oficinas deste sábado são as seguintes: "MalabAres Renovados II - primeiros truques com bolinhas'', com Gabriel Lagrotta Leite; "De ponta cabeça", com Mariana Ferreira; "Corpo acrobático em casa", com Bel Macari; "Movimentar-te", com Maíra Baltazar; "Equilibrismo em corda bamba", com Lucas Agostinis Furtado; "Bambolê", com Camila  Pasquini; "Narizes para palhaços", com Denis Pimentta e "Andanças - Perna de Pau", com Higor. 

 

No domingo a programação continua com outras apresentações e oficinas. As atividades vêm sendo divulgadas com antecedência no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara. 

 

Vale lembrar que, os trabalhos variados da programação do Festival Aldir Blanc, em diversas linguagens artísticas, seguem com apresentações digitais até março. A Lei Aldir Blanc dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Esta iniciativa do Governo Federal, em Araraquara, conta com o suporte da Prefeitura de Araraquara - por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do FUNDOARA.  

 

Toda a programação do Festival é gratuita.  

  

SERVIÇO:  

Festival Aldir Blanc – Arte Circense  

Data: sábado (20 de fevereiro)  

Local: canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube  

Horário: 20 horas   

Grátis  

  

PROGRAMAÇÃO: 

 

Oficina "MalabAres Renovados II - primeiros truques com bolinhas'', por Gabriel Lagrotta Leite      

A oficina é a continuação da também premiada oficina ''Malabares renovados Fazendo e Aprendendo'' e, nessa segunda etapa de imersão na arte do Malabarismo, os interessados poderão iniciar os primeiros truques e variações com as três bolinhas de malabares. De forma didática e divertida, Gabriel Lagrotta, materializa nesse vídeo a simplicidade e a complexidade do malabarismo. 

  

"De ponta cabeça", por Mariana Ferreira  

Nessa oficina remota, por meio de uma vídeo aula, serão ensinadas técnicas da parada de mãos para crianças a adultos que têm interesse em aprender mas não tiveram oportunidade e acesso a esse conhecimento. 

   

"Corpo acrobático em casa", por Bel Macari 

A oficina abordará conteúdo prático, simples e de fácil execução. As atividades propostas direcionam o olhar e desenvolvem uma consciência corporal e do corpo em relação ao espaço. A partir de exercícios físicos de acrobacia e flexibilidade, junto de práticas de percepção criativa e sensorial, estimulará os participantes a criar figuras com o corpo e recursos do ambiente. Serão também, abordadas práticas de relaxamento e respiração de forma a resgatar e ressignificar essas atividades cotidianas. As práticas serão livres e adaptáveis, de acordo com o ambiente e o corpo de cada um. Porém, é importante uma observação atenta e responsável acerca do espaço, evitando acidentes. No caso de público infantil é necessária a presença de um adulto durante todas as atividades.  

  

"Movimentar-te", por Maíra Baltazar 
A apresentação explora as possibilidades de criação a partir da relação corpo-objeto e a confluência de modalidades circenses como swing, antispining e bambolê. 

  

Oficina "Equilibrismo em corda bamba", por  Lucas Agostinis Furtado 

Esta é uma oficina para iniciantes no equilibrismo em corda bamba, com todas as informações sobre a prática, como: o material necessário, como montá-lo, onde montá-lo, segurança, e como aprender a andar na corda bamba.  

  

Oficina "Bambolê", por Camila  Pasquini  

Durante essa oficina de manipulação e dança com bambolê, serão exploradas possibilidades de uso do bambolê por uma perspectiva lúdica, introduzindo conceitos de manipulação e movimentações com bambolês. As técnicas serão apresentadas de maneira didática, através de brincadeiras e exercícios simples e apropriados para qualquer idade ou corpo. 

  

Oficina "Narizes para palhaços", por Denis Pimentta 

O nariz de palhaço, conhecido como a menor máscara do mundo, é um objeto redondo, quase sempre vermelho, feito de diversos materiais, usado pelos palhaços como parte de sua caracterização. A oficina ensina a fazer o nariz para palhaço com materiais alternativos à opção mais comum do mercado que é o látex. Indo além da questão material, nesta oficina, Denis Pimentta, ator e palhaço, discute a importância do relacionamento da personagem palhaço com a sua máscara.  

  

Oficina "Andanças - Perna de Pau", por Higor 
A oficina traz uma aula dinâmica, com técnicas básicas da manifestação cultural Pernalta para iniciantes. A ideia é instigar novas práticas de atividades corporais e artísticas. 

 

registrado em: , ,