Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 03 / Escola do Campo Hermínio Pagotto é destaque em série documental

Educação

Escola do Campo Hermínio Pagotto é destaque em série documental

Unidade de Araraquara será retratada em série de TV que apresenta iniciativas inovadoras de Educação em todo o Brasil
Sementes da Educação_ Escola do Campo Herminio Pagotto.jpg

 

 

 

A Escola do Campo Professor Hermínio Pagotto, localizada no Assentamento Bela Vista, na zona rural de Araraquara, volta a ser destaque nacional. A unidade será retratada na série documental "Sementes da Educação", que traz à tona iniciativas inovadoras na área da Educação em todo o Brasil.

 

O programa é uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A segunda temporada da série estreia neste domingo (6), às 22h, na programação do canal Cinebrasil TV.

 

A experiência pedagógica de Araraquara será apresentada no primeiro dos 13 episódios do programa, que busca valorizar projetos bem-sucedidos de Educação e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local.

 

Graças a sua proposta pedagógica diferenciada, que valoriza os saberes tradicionais e reforça nos alunos o sentimento de orgulho e pertencimento ao campo, a escola Hermínio Pagotto vem ganhando elogios de especialistas, reconhecimento de entidades do setor da Educação e conquistando prêmios.

 

A unidade – cercada por jardins, hortas e viveiros, normalmente tão frequentados quanto as salas de aula – atende cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental.

 

“A Emef Hermínio Pagotto, integrante do Programa Municipal Educação do Campo, que contempla as especificidades da população do campo, a diversidade contida neste espaço, bem como os saberes e o direito de aprender de cada cidadã e cidadão de qualquer idade e lugar, há tempos tem reconhecimento nacional e conquistou prêmios relevantes, como o de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (2004), o I Prêmio Chopin Tavares de Lima, pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal de São Paulo - Cepam (2004), e o apoio da Embraer para o desenvolvimento de três projetos nas áreas de meio ambiente, tecnologia da informação e livro e leitura (2007 e 2010)”, conta a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos.

 

“E, em 2019, mais um reconhecimento, a escola foi selecionada para participar da série ‘Sementes da Educação’, um documentário com foco no método desenvolvido por escolas inovadoras apresentado no canal Cinebrasil TV. Um presente e uma oportunidade de mostrar o trabalho sério, dedicado e competente dos profissionais da escola, da sua comunidade escolar. Um reconhecimento de que a educação do campo não só é possível, como viável e, longe de espelhar o passado, espelha a contemporaneidade de uma proposta pedagógica ativa, plena e integral para sua comunidade. Estamos profundamente orgulhosas do trabalho da Emef do Campo Hermínio Pagotto”, ressalta a secretária.

 

Além dos muros

 

A segunda temporada da série de TV traz como tema principal “Educação além dos muros”, que convida o telespectador a "viajar" e aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.

 

Gravados antes do início da pandemia, os episódios foram feitos por uma equipe que percorreu mais de 18 mil quilômetros em todo o País, registrando iniciativas que conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para os alunos, segundo os idealizadores do programa.

 

Mais detalhes sobre a série e os projetos educacionais que farão parte da temporada estão disponíveis no Instagram e Facebook @sementesdaeducacao e no canal no YouTube “Sementes da Educação”.

 

No site do Cinebrasil TV (https://www.cinebrasil.tv/index.php/localize-o-canal) é possível consultar as operadoras que transmitem o canal.

 

registrado em: ,