Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 19 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 461 - de 19 de junho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 461 - de 19 de junho de 2021

site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 19 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura de Araraquara publicou nos atos oficiais deste sábado uma atualização do decreto municipal nº 12.600, que dispõe sobre a implementação de medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, voltadas à contenção da disseminação da COVID-19 no Município, produzindo efeitos entre as 12h de amanhã, domingo, até as 23h59 do próximo domingo, dia 27 de junho.

 

Entre as principais alterações, os postos de combustível ficarão abertos normalmente (lojas de conveniência seguem as regras dos supermercados) e os supermercados, mercados e estabelecimentos semelhantes poderão fazer delivery das 12h do domingo (20) até a terça-feira (22), retomando o atendimento presencial na quarta-feira (23).

 

A prestação dos serviços públicos estaduais e federais prestados no âmbito do Município de Araraquara serão regulamentadas, observadas as disposições constantes no decreto, pelas autoridades competentes.

 

As alterações no decreto acatam sugestões de representantes do Ministério Público, que se reuniram ontem, de forma online, com o prefeito Edinho e integrantes do Comitê.

 

O objetivo das medidas restritivas neste período de aumento do número de casos de Covid-19 no município é reduzir a transmissão da doença e evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

 

E a população não pode relaxar agora. É fundamental manter as medidas as sanitárias, evitando aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos e respeitando a restrição noturna de circulação.

 

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal.

 

Dia D de Vacinação

 

Hoje é Dia D de Vacinação e da Solidariedade. Até as 16 horas, estarão sendo vacinadas as pessoas de 54 anos ou mais e também os chamados faltosos, que são as pessoas que, mesmo já fazendo parte dos grupos prioritários, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose dos imunizantes.

 

É fundamental que as pessoas que estão nos grupos prioritários tomem vacina e retornem para completar a imunização com a segunda dose. De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, somente da segunda dose, são cerca de 1.100 faltosos que estão sendo aguardados.

 

A vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada nos pontos de vacinação organizados pela Saúde, com exceção do drive-thru do Sesc e na unidade do Sesa, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

Já a vacina contra a Influenza também está sendo aplicada nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, em todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde, onde o foco é a vacina da Covid-19.

 

As informações completas sobre os pontos de vacinação, cada um dos grupos prioritários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

 

E as pessoas estão indo se vacinar podem colaborar com a Rede de Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível, itens de limpeza e higiene pessoal ou agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho 2021.

 

A semana vai começar com a vacinação de 53 e 52 anos na segunda-feira e, na terça, 51 e 50 anos, em todos os polos, prosseguindo de acordo com o cronograma municipal que será anunciado, na sequência, pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, com base nas doses de vacinas entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS - Araraquara).

 

Araraquara aplicou, até o momento, 117.176 doses, sendo 78.954 da primeira dose e 38.222 da segunda dose.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado mais 157 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 19,5% de 805 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 21,77%% de 721 amostras, sendo, destas, 157 positivados.

 

Araraquara soma, portanto, 24.373 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 1.067 permanecem em quarentena e 22.818 já saíram. Aguardam resultado de exames 638 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 18 de junho, 84 testes, em 7 estabelecimentos, sendo todos negativados.

 

E para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciando o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi disponibilizada nesta semana uma plataforma para a população.

 

Para consultar o resultado, basta o munícipe acessar o site (http://sistema.araraquara.sp.gov.br/resultadocovid/ ), preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O termo obedece a Política Nacional de Proteção de Dados do Sistema. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 202 pacientes estão internados. Destes, 102 casos estão em enfermaria, sendo 1 suspeito e 101 confirmados, e 100 estão em UTI; 1 suspeito 99 confirmados.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 63% de leitos de enfermaria e 88% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 44 pacientes, o Hospital São Francisco tem 35 pacientes, o Hospital de Campanha tem 54 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 40 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 15 pacientes.

 

Do total de 202 internados, 111 são moradores de Araraquara e 91 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 41 estão em enfermaria e 50 estão em UTI.

 

Os 91 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (6), Barra Bonita (3), Boa Esperança do Sul (3), Bocaina (1), Borborema (3), Capivari (3), Costa Rica - Mato Grosso do Sul (1), Curupá (1), Descalvado (1), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (12), Guariba (1), Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis (4), Itaporanga (1), Limeira (1), Matão (4), Motuca (1), Nova Europa (1), Piracicaba (4), Porto Ferreira (3), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (2), São Carlos (13), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Taquaritinga (1) e Vargem Grande do Sul (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 488 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 56 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 26 de maio.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,