Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 20 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 462 - de 20 de junho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 462 - de 20 de junho de 2021

site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 20 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Os efeitos do decreto municipal nº 12.600, que dispõe sobre a implementação de medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, voltadas à contenção da disseminação da COVID-19 no Município, começam a valer ao meio-dia de hoje e seguem em vigor até as 23h59 do próximo domingo, dia 27 de junho. O documento pode ser consultado no site da Prefeitura.

 

O objetivo das medidas restritivas neste período em que houve aumento preocupante do número de casos de Covid-19 no município é reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a transmissão da doença.

 

O Comitê avalia a situação como um último sacrifício da população para que o serviço de saúde não entre em colapso e vidas possam ser salvas. Levando em conta o plano de imunização do governo estadual que está em andamento, o Comitê está considerando que, até início de julho, o município já terá vacinado mais de 50% da população adulta com a primeira dose. Portanto, as novas restrições são importantes para que se ganhe tempo até lá.

 

O foco é sempre salvar vidas e à população cabe participar desse enfrentamento, comparecendo aos pontos de vacinação quando chegar a hora de ser imunizado. Amanhã, segunda-feira, será a vez das pessoas com 53 e 52 anos e, na terça, com 51 e 50 anos, seguindo o cronograma municipal de imunização que não vai parar e pode ser consultado no site da Prefeitura, assim como nas redes sociais.

 

Araraquara aplicou, até o momento, 117.917 doses, sendo 79.665 da primeira dose e 38.252 da segunda dose.

 

E a população não pode relaxar com as medidas as sanitárias. Cabe a todos evitar aglomerações, usar máscara corretamente e respeitar a restrição de circulação. A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste domingo mais 168 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 24,27,5% de 692 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde do município. Não houve testagem nos setores econômicos e sociais neste dia 19 de junho.

 

Araraquara soma, portanto, 24.541 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 1.076 permanecem em quarentena e 23.080 já saíram. Aguardam resultado de exames 235 amostras.

 

E para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciando o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi disponibilizada nesta semana uma plataforma para a população.

 

Para consultar o resultado, basta o munícipe acessar o site (http://sistema.araraquara.sp.gov.br/resultadocovid/ ), preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 194 pacientes estão internados. Destes, 99 confirmados estão em enfermaria e 95 confirmados estão em UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 61% de leitos de enfermaria e 84% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 10 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 45 pacientes, o Hospital São Francisco tem 37 pacientes, o Hospital de Campanha tem 51 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 9 pacientes.

 

Do total de 194 internados, 104 são moradores de Araraquara e 90 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 42 estão em enfermaria e 48 estão em UTI.

 

Os 90 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (8), Barra Bonita (3), Boa Esperança do Sul (3), Borborema (3), Capivari (3), Curupá (1), Descalvado (1), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (8), Guariba (1), Ibaté (3), Ibitinga (2), Itápolis (4), Itaporanga (1), Limeira (1), Luis Antonio (1), Matão (4), Motuca (1), Nova Europa (1), Piracicaba (4), Porto Ferreira (4), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (3), Santa Lúcia (3), São Carlos (13), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Taquaritinga (1) e Vargem Grande do Sul (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 491 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

Os três óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Mulher de 33 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 4 de junho.

 

Homem de 74 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 4 de junho.

 

Mulher de 94 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 4 de junho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,