Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Maio / 14 / Cultura em Rede abre espaço para apresentações musicais

Cultura

Cultura em Rede abre espaço para apresentações musicais

O final de semana conta com apresentações musicais de artistas de Araraquara
85042e39-6ac8-4531-a2c8-cee81df1cc8f.jpg

 

 

O programa Cultura em rede exibe, neste fim de semana (15 e 16), apresentações musicais de artistas selecionados via edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A programação pode ser acompanhada no canal oficial da Prefeitura de Araraquara no YouTube.

O edital, que faz parte do projeto Cultura em Rede – edição 2021, foi elaborado a fim de auxiliar os artistas de Araraquara nesse período de pandemia, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial.

O "Cultura em Rede 2021” será exibido pela internet, através da plataforma do Youtube da Prefeitura de Araraquara. O link também será disponibilizado nas plataformas Facebook e Instagram. Os vídeos tem duração entre 20 e 30 minutos.

 

Sobre as apresentações

 - Dia 15

17h30 – Apresentação “Dois centenários em sete cordas violão brasileiro”, por Nemias Santana

Durante a apresentação, o multi-instrumentista Nemias Santana fala sobre a origem histórica da música brasileira dos últimos dois séculos tomando como base a vida e a obra de alguns dos grandes compositores que marcaram esse período no Brasil, e executando canções de ícones como: Ernesto Nazareth, Garoto, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim entre outros, além de apresentar um Choro de sua autoria

 

18h00 – Apresentação “Na Estrada, Vinte Anos”, com Duo André Peres & Lu Mani

Com vinte anos completo de atividades artísticas profissionais, marcados com muito trabalho e dedicação, os músicos André e Lu Mani, prepararam um set muito especial e representativo com o objetivo de um breve retrato de canções brasileiras que estiveram presentes em suas cantorias. Além de músicas consagradas pelo público em diversos estilos e que fazem parte deste show, o Duo também traz para esta apresentação uma amostra de seus trabalhos autorais com algumas canções composta pela dupla.

 

18h30 – Apresentação “Carrapicho Solo: Sambas Instrumentais no Bandolim”, com Carrapicho Rangel

 O projeto “Carrapicho Solo: Sambas Instrumentais no Bandolim” busca trazer a obra de grandes nomes, da música popular brasileira, mais especificamente do samba, valorizando o que tem de mais rico nas composições dos artistas. A intenção é utilizar a linguagem da música instrumental executando canções populares, com ênfase em sambistas renomados, como, Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Chico Buarque, além de explorar a riqueza rítmica desse gênero que tanto representa a cultura brasileira em diversos aspectos, a partir de execuções refinadas no Bandolim de 10 cordas. Carrapicho Rangel é uma referência nacional no Bandolim de 10 cordas, e será o responsável por trazer de forma primorosa sambas que marcaram a nossa cultura, como “Sim”, “Acontece”, “O Que Será”, “A Rita”, “Juízo Final”, entre outros.

 

19h00 – Apresentação “Vida Sussa Life”, com Sussa

Vida Sussa Life é inspirada na vida um jovem negro de periferia, e mostra, através da música, relatos sobre sua realidade dentro e fora do cotidiano urbano. Também retrata a sua visão perante a sociedade por se sentir excluído e discriminado. Este vídeo mostra também o sonho realizado desse jovem que há uns anos atrás achava que sua vida não teria mais sentido até conhecer a arte através do Rap, que o tornou um homem empoderado e representado, inspirado por outros artistas que falam sobre os mesmos sentimentos, levando- o a possibilidade de inspirar a outros também, transmitindo uma mensagem positiva e de independência, e de que sonhos podem se tornar realidade.

 

19h30 – Apresentação “Projeto R (Rap, Raiz, Rua)”

O “Projeto R” (Rap, Raiz e Rua), é a junção de quatro artistas do mesmo segmento, estilos diferentes e um intuito: informar e conscientizar através da música. A apresentação tem como objetivo a inserção cultural e a divulgação da cultura de rua através da música, valendo-se de composições autorais de alto cunho informativo no quesito sociocultural e político, enaltecendo assim, a produção artística local.

Ficha Técnica

Khal Dias: Cantor/Compositor

Willian Chacal: Cantor/Compositor

Shaki: Cantor/Compositor

Alf Dee: Deejay

 

20h00 – Apresentação “A obra de Chico Buarque de Holanda, com Fernando Favero

Nesse projeto Fernando Fávero apresenta um pouco da magnifica obra Chico Buarque de Holanda, músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Ao som de voz e violão apresenta um pouco dessas lindas canções de Chico Buarque que ficaram imortalizadas na Música Popular Brasileira e que com certeza vai agradar a todas as idades.

 

 - Dia 16

17h30 – Apresentação “Bossas das Novelas”

O projeto “Bossas das Novelas”, sugerido pelo trio, vem com a ótica de entreter, emocionar e até ensinar sobre a apreciação desse gênero musical genuinamente brasileiro, proposto sobre algumas novelas que caíram no gosto popular, com música instrumental de alta performance.

Ficha Técnica

Oliver Kofi Leopoldo: guitarra semi acústica

Vitor Hugo Pedroso: violão 7 cordas

Conrado Checchi: bateria e percussão

 

18h00 – Apresentação “As Baterias de Djavan”, com Cleiton Lopes

O músico Cleiton Lopes faz um passeio na carreira do Djavan, interpretando clássicos de grande sucesso nacional e internacional além de contar curiosidades e destacar peculiaridades, sobretudo reforçando a importância e particularidades dos bateristas que o acompanharam desde o começo da carreira até a atualidade.

Ficha técnica

Cleiton Lopes ‘Sorriso’: Baterista e Percussionista

Diego de Holanda Carvalho: Produção Artística

 

 

18h30 – Apresentação “Clássicos da música instrumental de acordeonistas brasileiros”, com Gaetaço Brasil

Nesta apresentação, Gaetaço apresenta clássicos da música instrumental de acordeonistas brasileiros. Durante a apresentação, o músico Gaetaço Brasil faz um passeio na carreira de vários compositores e instrumentistas virtuosos, interpretando clássicos de grande sucesso nacional além de contar curiosidades e destacar peculiaridades, sobre os mesmos e as músicas executadas.

 

19h00 – Apresentação “A história do Rock cantada na voz e no violão”, com Deivid Oliveira

A apresentação “A história do Rock cantada na voz e no violão”, traz ao telespectador uma incrível viagem na história do rock, onde o artista toca algumas canções de artistas que marcaram o cenário musical em seu início e ao longo da sua história.

 

19h30 – Apresentação “Nos tons de Tom”, com Paulo Melocro

É um projeto que abrange músicas de um dos maiores artistas brasileiros e que teve maior projeção no exterior e fez grandes parcerias como a canção Dindi (Tom Jobim e Frank Sinatra). Tom Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo gostava de enaltecer nas suas canções seu país e sua cidade natal, Rio de Janeiro. Tem como objetivo realizar um concerto didático fazendo releitura de grandes clássicos da música de Tom Jobim que esteja ao alcance de todas as classes sociais homenageando um artista extraordinário. O foco é aproximar as pessoas de um estilo musical peculiar que envolve várias culturas, levando-o a gostar de ouvi-lo, apreciá-lo e compreendê-lo através da apreciação, prática e reflexão, tudo isso dentro da proposta o projeto concerto didático “Nos Tons de Tom” oferece.

 

 

20h00 – Apresentação “Música Eletrônica Autoral”, com Guilherme Garboso

A apresentação artística de música eletrônica é executada de maneira orgânica através da ferramenta de looping, que consiste numa gravação de determinada informação sonoro tocada repetidamente. Alguns elementos sonoros serão gravados através de um pedal looper, utilizando os seguintes instrumentos: sintetizador, bateria acústica e percussão. O objetivo da proposta é fomentar o cenário autoral da música eletrônica e amantes da música; além de criar uma ambiência musical, através de técnicas e experimentação artística, para produção e degustação criativa da arte musical.

 

Serviço

"Cultura em Rede 2021” - exibição de vídeos com artistas de Araraquara

Exibição online: Youtube da Prefeitura de Araraquara

Links de direcionamento disponibilizados: Facebook e Instagram (páginas oficiais da Prefeitura)

Programação dos dias 15 e 16 de maio

Dia 15

17h30 – Apresentação “Dois centenários em sete cordas violão brasileiro”, por Nemias Santana

18h00 – Apresentação “Na Estrada, Vinte Anos”, com Duo André Peres & Lu Mani

18h30 – Apresentação “Carrapicho Solo: Sambas Instrumentais no Bandolim”, com Carrapicho Rangel

19h00 – Apresentação “Vida Sussa Life”, com Sussa

19h30 – Apresentação “Projeto R (Rap, Raiz, Rua)”

20h00 – Apresentação “A obra de Chico Buarque de Holanda, com Fernando Favero

 

 Dia 16

17h30 – Apresentação “Bossas das Novelas”

18h00 – Apresentação “As Baterias de Djavan”, com Cleiton Lopes

18h30 – Apresentação “Clássicos da música instrumental de acordeonistas brasileiros”, com Gaetaço Brasil

19h00 – Apresentação “A história do Rock cantada na voz e no violão”, com Deivid Oliveira

19h30 – Apresentação “Nos tons de Tom”, com Paulo Melocro

20h00 – Apresentação “Música Eletrônica Autoral”, com Guilherme Garboso

registrado em: ,