Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / NOVEMBRO / 04 / Sessão solene da Câmara homenageia 20 anos da Guarda Municipal

Segurança

Sessão solene da Câmara homenageia 20 anos da Guarda Municipal

Diploma de Honra ao Mérito foi entregue à instituição em evento no Centro Internacional de Convenção, por indicação do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)
foto03 Guardas municipais que completaram 20 anos e 10 anos de corporação foram homenageados em sessão solene 03nov21 Celso Luís Gallo.jpg

 

 

 

 

A Câmara Municipal entregou na noite de quarta-feira (3), em sessão solene no Centro Internacional de Convenção, o Diploma de Honra ao Mérito em comemoração aos 20 anos da Guarda Civil Municipal de Araraquara. A indicação da homenagem foi feita pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, representou o prefeito Edinho no evento.

Além da entrega do diploma, recebido pela comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro, a sessão solene também homenageou 31 guardas que se formaram na 1ª turma, em 2001, e estão completando 20 anos de trabalho; 10 guardas que entraram em 2011 e estão completando 10 anos de corporação; e três guardas que faleceram enquanto estavam na instituição.

Fundada em 5 de novembro de 2001, no início do primeiro mandato do prefeito Edinho, a Guarda Municipal possui atualmente 99 agentes em seu efetivo (24 foram formados em outubro, na 5ª turma). Entre as atribuições da Guarda Municipal estão o patrulhamento em prédios públicos, praças e parques, a fiscalização de obras e de trânsito, a colaboração com os demais órgãos de segurança pública, a atuação na segurança do entorno escolar, ações de preservação do meio ambiente, entre outras.

Na pandemia, a instituição também vem desempenhando um papel fundamental no suporte aos serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19, bem como no controle do fluxo de pessoas no município e na fiscalização do cumprimento das regras sanitárias.

“Nós temos 99 homens e mulheres que honram essa farda. Nossa Guarda Municipal é uma instituição firme, forte e perene. Enfrentou muitos desafios nesses 20 anos. Um deles, o mais recente, foi a pandemia. Sem a Guarda Municipal, Araraquara não teria tido o sucesso que teve no combate à pandemia. Vocês ajudaram a salvar vidas”, disse o coronel João Alberto Nogueira Júnior na solenidade.

Juliana Zaccaro, comandante da corporação, agradeceu a todos os guardas municipais pela dedicação. “Se a instituição é respeitada e está completando 20 anos, é porque vocês fazem um trabalho de excelência.”

O autor da homenagem, Guilherme Bianco, lembrou a atuação da Guarda Municipal na pandemia e parabenizou todos os responsáveis pela instituição nesses 20 anos de história. “Agradeço muito pela oportunidade de conceder essa honraria para vocês. Muita gratidão por todos os serviços prestados. Salve, Guarda Civil Municipal”, afirmou o vereador.

E o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), recordou que também era o presidente do Legislativo na comemoração de 10 anos da corporação, em 2011. “É uma honra muito grande ser o presidente da Câmara também nesses 20 anos. A Guarda Municipal fez um papel diferenciado na pandemia, salvando vidas no individual e no coletivo. Vão se passar 20 anos e esse feito será lembrado. Que Deus fortaleça cada um de vocês”, declarou Boi.

Também integraram a mesa de autoridades o comandante do CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior 3, de Ribeirão Preto), coronel Robson Douglas de Souza, e o primeiro comandante da Guarda Municipal, coronel Humberto Figueiredo.

Estiveram ainda no evento os vereadores Lucas Grecco (PSL) e Emanoel Sponton (Progressistas); o major Rogério dos Reis, representando o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I); o subtenente Fábio Bezerra de Lima, instrutor do Tiro de Guerra de Araraquara; além de ex-secretários municipais da pasta da Segurança Pública, ex-comandantes da Guarda Municipal, familiares dos guardas homenageados e outras autoridades.

 

 

 

 

registrado em: ,