Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / NOVEMBRO / 06 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 601 - de 6 de novembro de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 601 - de 6 de novembro de 2021

image003.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 6 de novembro de 2021, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Prefeitura publicou hoje o decreto municipal no 12.723, que é uma adequação às regras do Plano São Paulo, do Governo Estadual, e dispõe sobre as regras para as atividades comerciais e de serviços, incluindo eventos culturais e esportivos.

 

De acordo com o novo decreto municipal, os eventos públicos e particulares poderão atender o público presencialmente, ainda que em pé, sem restrição horária ou de capacidade, desde que com controle de entrada para eventos em locais fechados, e desde que seguidas todas as medidas sanitárias descritas.

 

Entre essas medidas, que incluem a higienização completa do local antes do início de cada sessão, show ou atividade, está a obrigatoriedade de controle de entrada com a exigência de comprovação de esquema vacinal completo, em duas doses ou dose única, ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento.

 

Para os não elegíveis para vacinação, deverá ser exigida a apresentação de resultado negativo do teste, nas mesmas condições, além do uso correto de máscaras por todos os maiores de 2 anos.

 

O documento considera local fechado aquele cuja entrada possa ser controlada.
Poderá haver fiscalização por amostragem na entrada dos eventos, devendo as pessoas portarem, o tempo todo, um documento de identificação com foto e comprovação do esquema vacinal completo para Covid-19, além dos ingressos ou convites

 

O decreto municipal no 12.725 pode ser consultado no site da Prefeitura, com todas as outras regras para a retomada das atividades comerciais, de serviços e de convívio social.

 

http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/novembro/05-2/decreto-no-12-725-de-5-de-novembro-de-2021


Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado mais 22 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,3% de 415 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,7% sendo 18 positivados de 206 amostras.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 209 testes no dia 5 de novembro, com 4 positivados.

 

Portanto, agora Araraquara tem 31.036 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 98 permanecem em quarentena e 30.340 já saíram. Aguardam resultado de exames 160 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 8 pacientes estão internados. Destes, 6 confirmados estão em enfermaria e 2 confirmados estão em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 15% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 5 pacientes, o Hospital de Campanha tem 2 paciente e o HEAB tem 1 paciente. Os 8 pacientes são moradores de Araraquara.

Araraquara registrou, até o momento, 598 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

 

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município. Já foram aplicadas 392.481 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 198.510 da primeira dose, 174.649 da segunda dose e dose única e 19.322 de terceira dose.


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,