Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 13 / Edinho participa de missa dos 150 anos da Igreja Santa Cruz

Prefeito

Edinho participa de missa dos 150 anos da Igreja Santa Cruz

Celebração foi presidida pelo administrador diocesano da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina
foto01 Prefeito Edinho presente na missa comemorativa dos 150 anos da Igreja Santa Cruz 12set21 Celso Luís Gallo (1).jpg

 

 

O prefeito Edinho participou, na manhã de domingo (12), da missa em comemoração aos 150 anos da Igreja Santa Cruz, na região central de Araraquara. A celebração foi presidida pelo administrador diocesano da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina.

“É uma igreja que faz parte da história de Araraquara e é um dos nossos símbolos, localizada no ‘coração’ da cidade. Em nome do reitor da igreja, padre Ivair Luiz, deixo minha saudação a todas as lideranças religiosas e aos cristãos que são da comunidade da Santa Cruz”, declarou o prefeito.

Também estiveram na missa o padre Marcelo Aparecido de Souza, coordenador diocesano de Pastoral; o padre Célio Lopes, liderança dos missionários redentoristas; a Irmã Marlene da Silva, superiora provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição; e a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

150 anos
A história da Igreja Santa Cruz começa com a inauguração da capela de Santa Cruz, em 1871, construída a partir de uma doação feita por Antônio Garcia de Oliveira. A capela ficava na atual Praça Santa Cruz, em frente à atual igreja e voltada para a Rua Nove de Julho (Rua 2). O construtor da capela foi José Inocêncio de Camargo, veterano da Guerra do Paraguai.

Em 1911, a capela foi demolida e teve início a construção de uma nova igreja, já localizada na Rua São Bento (Rua 3). A construção se arrastou e a obra só foi inaugurada, ainda inacabada, em 1920, com a chegada dos missionários redentoristas. Mais tarde, em 1932, começou um trabalho de remodelação da igreja, com inauguração em 1936 pelo padre Francisco Alves.

Em 1952, padre Miguel Pocce deu início a uma nova remodelação, que praticamente refez a igreja, atingindo seu aspecto atual, com características neogóticas. Essa reforma foi concluída em 1962 pelo padre João Ribeiro de Carvalho e, depois disso, novas reformas e adaptações foram realizadas.

registrado em: ,