Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 15 / Meio Ambiente realiza ações Lixo Zero na EMEF Waldemar Saffiotti

Urbano

Meio Ambiente realiza ações Lixo Zero na EMEF Waldemar Saffiotti

As atividades buscaram sensibilizar os alunos sobre a necessidade do descarte correto de resíduos
Foto 2 - Ação Lixo Zero na EMEF Waldemar Saffiotti.png

 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou uma série de ações intituladas “Lixo Zero” na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Waldemar Saffiotti. As atividades foram realizadas entre agosto e início de setembro, com objetivo de sensibilizar os alunos quanto à necessidade do descarte correto de resíduos.

 

Entre as ações realizadas estão: retirada de resíduos da construção civil e outros do entorno da unidade escolar; apresentação de palestra/vídeo pelos técnicos da Secretaria; apresentação do documentário COLETA; plantio de árvores na calçada do entorno da escola totalizando nove árvores com espécies indicadas pelo Plano de Floresta Urbana de Araraquara; revitalização do espaço árvore, com plantio de nova árvore, emplacamento e colocação de gradil.

 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, salienta que a realização dessa ação de educação ambiental deve contar pontos de proatividade no programa Município Verde e Azul. "A iniciativa deve melhorar a nossa nota nas diretivas ‘Resíduos Sólidos, Biodiversidade e Estrutura e Educação Ambiental’”. Ele reforçou também que ações como essa estão previstas no Planejamento da Comissão Municipal de Educação Ambiental (CMEA).

 

O engenheiro Agrimensor e Gestor de Unidade da Secretaria, Leonardo de Araújo Neto, destacou a participação dos alunos e da comunidade escolar na iniciativa. “Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos envolver toda a comunidade escolar e atingimos todas nossas metas previstas pela ação”.

 

Segundo ele, os alunos da EMEF elaboraram cartazes de Educação Ambiental para sensibilizar e conscientizar sobre a importância do descarte correto de resíduos no entorno da unidade escolar. “Ainda, a EMEF colocou faixas elaboradas e custeadas pelos professores estimulando a conscientização dos munícipes e dos estudantes”, concluiu Leonardo.

 

A diretora da unidade, Patricia Aparecida Santos de Oliveira, reforça que a atividade foi organizada para tratar e tentar resolver o problema do descarte irregular de lixo no bairro, uma vez que durante a pandemia houve o despejo de lixo e entulho aos arredores da escola, colocando em risco os alunos e moradores do bairro. “A única maneira de sensibilizar a comunidade foi envolver os alunos para a conscientização do Lixo Zero. E foi pensando nesta ação, que aproveitamos a revitalização do nosso jardim interno, propor a ideia dos 4Rs e realizar a conscientização ambiental mais ampla, no sentido de cuidarmos do nosso planeta. Todo esse movimento foi apoiado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade”, concluiu a diretora.

registrado em: ,