Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Abril / 05 / Fundação Araporã realiza oficinas gratuitas no MAPA esta semana

Cultura

Fundação Araporã realiza oficinas gratuitas no MAPA esta semana

Oficinas de cerâmica e “As pegadas da minha rua” serão realizadas, respectivamente, sexta e sábado; as inscrições estão abertas e são gratuitas
Oficina As pegadas da minha rua.jpg

A Fundação Araporã, em parceria com o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, abre as inscrições para mais um ciclo de oficinas gratuitas. Nesta semana serão realizadas duas oficinas: de cerâmica e “As pegadas da minha rua”.

 

Com fomento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio do 8º Prêmio Darcy Ribeiro, o projeto "No museu e nas calçadas: ciclo de oficinas do MAPA" ganha uma nova formatação e as duas oficinas serão realizadas de forma presencial, sendo que crianças pequenas devem ser supervisionadas por um adulto. As atividades serão realizadas pelo grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio (GEMP) da Fundação Araporã e com apoio do MAPA.

 

Oficina de ceramica.jpg 

 

Nesta sexta-feira, 08 de abril, a oficina de cerâmica será realizada no MAPA, às 14 horas, oferecendo a experiência de conhecer algumas técnicas de produção cerâmica indígena, com foco na técnica do “acordelado”. Muitos povos indígenas usam o acordelado para fazer suas panelas, suas urnas funerárias, seus pratos e muitos outros utensílios de barro. Participar dessa oficina possibilita a chance de aprender e perpetuar uma memória indígena. (15 vagas).

 

Depois, no sábado, 09 de abril, a oficina “As pegadas da minha rua” acontece em um encontro no Parque Infantil (na Rua Padre Duarte esquina com a Av. São Geraldo), às 9h30. A atividade implica em um percurso pela cidade a fim de identificar e levantar as condições que se encontram as pegadas de dinossauros, mamíferos e outros vestígios de animais que transitavam por Araraquara, há 135 milhões de anos, e cujo as marcas encontram-se nas lajes de arenito espalhadas pelas calçadas da cidade (15 vagas).

 

Além das oficinas desta semana destinada ao público geral, o projeto também desenvolverá atividades específicas com: os estudantes das EMEFs Hermínio Pagotto e Henrique Scabello, os estudantes do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) e os funcionários e funcionárias dos museus de Araraquara.

 

Toda a programação é gratuita. Vale destacar que o programa da Fundação Araporã vem sendo desenvolvido em parceria com a MAPA desde junho de 2019. O projeto foi executado de forma on-line em 2021, em momento de maiores restrições por motivo da pandemia, com fomento ProAC Expresso Lei Aldir Blanc N 44/2020 - "Prêmio por histórico de museus de São Paulo". 

 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nas redes sociais - Facebook e Instagram - da Fundacão Araporã (@fundacaoarapora). O MAPA está localizado à MAPA na Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal, no Centro de Araraquara.

 

 

SERVIÇO:

Oficinas do projeto "No museu e nas calçadas: ciclo de oficinas do MAPA"

Inscrições pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAZPyn3oeDgpOcPnCwpH5g6GfqWgTuTz6tqAPYjchkS-Lq6w/viewform

 

- Sexta-feira (08 de abril): Oficina de Cerâmica (15 vagas)

Local: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)

Horário: 14 horas

 

- Sábado (09 de abril): Oficina "As pegadas da minha rua" (15 vagas)

Local: Parque Infantil (na Rua Padre Duarte esquina com a Av. São Geraldo - Centro)

Horário: 9h30

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,