Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Abril / 15 / "Prefeitura nos Bairros" estende serviços no Vale do Sol e no Yolanda Ópice

Obras

"Prefeitura nos Bairros" estende serviços no Vale do Sol e no Yolanda Ópice

Continuidade nessa região não afetará a próxima fase do programa, que passará pelas regiões do Portal das Laranjeiras e do Cecap
Prefeitura nos Bairros estende serviços no Vale do Sol e no Yolanda Ópice - Foto Tete Viviani (1).jpg

 

 



A Prefeitura Municipal de Araraquara concluiria nesta sexta-feira (15) a segunda fase do programa "Prefeitura nos Bairros" nas regiões do Vale do Sol e do Yolanda Ópice, porém serão necessários mais alguns dias da próxima semana para terminar os serviços da região. A continuidade nessa localidade não afetará a terceira fase do programa, que será realizada nas regiões do Portal das Laranjeiras e do Cecap. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular.

    

Implantado por Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato como prefeito de Araraquara, o programa visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presente no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, dentre outros.

Na edição 2022 do Prefeitura nos Bairros, os serviços de zeladoria e manutenção são executados em duas regiões simultâneas. Já o atendimento social atua em um bairro de cada vez: o Vale do Sol recebeu esse serviço no CAIC entre os dias 5 e 8 de abril, enquanto o Yolanda Ópice contou com o atendimento entre 12 e 14 de abril.

Serviços

O Vale do Sol contou com 235 atendimentos sociais, dentre os quais a Ouvidoria foi o órgão mais procurado, com 38 atendimentos, seguida de Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (37), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (37), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (35), Secretaria de Obras e Serviços Públicos (26), Daae (13), Coordenadoria de Bem-Estar Animal (11), Departamento de Dívida Ativa e Subprocuradoria Fiscal (10), Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Habitação/Trânsito (9),  Secretaria de Esportes (6), Secretaria de Saúde (2), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (1) e Secretaria Municipal de Cultura (1). A região teve ainda 230.295m² de área roçada com trator, 1.531 tapa-buracos e 96 limpezas e bocas de lobo.

Já o Yolanda Ópice teve 93 atendimentos sociais. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi a mais requisitada com 37 atendimentos, seguida da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (15), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (11), Coordenadoria de Bem-Estar Animal (7), Daae (7), Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Habitação/Trânsito (4), Secretaria de Esportes (4), Secretaria de Obras e Serviços Públicos (4), Departamento de Dívida Ativa e Subprocuradoria Fiscal (2) e Secretaria de Saúde (2). A região teve ainda 135.704m² de área roçada com trator, 97 quadras de raspagem e capina de guias, 1.540m²de demarcação viária, 1.220m² de pintura de guias, 41 placas de trânsito, 20 postes de sinalização e 215m3 de retirada de material da raspagem e capina (mato e terra).

 

No início da próxima semana será divulgado um balanço final de todos os serviços realizados nessa segunda etapa do programa.
 
Próxima fase

 

A terceira fase do Prefeitura nos Bairros será realizada entre os dias 19 e 29 de abril e envolverá as regiões do Portal das Laranjeiras e do Cecap. Os serviços de manutenção e zeladoria serão feitos de forma simultânea nos dois bairros, enquanto o atendimento social será oferecido nos dias 19 e 20 no CRAS do Cecap, e na USF Cruzeiro do Sul "Farm. Cristovão Colombo" entre os dias 26 e 29.

 

 

 

registrado em: ,