Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Agosto / 25 / ‘Canal Direto’ repercute conquista de Araraquara no Município VerdeAzul

Comunicação

‘Canal Direto’ repercute conquista de Araraquara no Município VerdeAzul

Cidade ficou em 13º lugar no ranking estadual que avalia o investimento em políticas ambientais e de sustentabilidade
foto01 Canal Direto com a Prefeitura repercute conquista de Araraquara no Município VerdeAzul 25ago22 Reprodução (1).jpg

 

 

 

O “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (25) repercutiu a conquista de Araraquara no Programa Município VerdeAzul. Além de receber novamente o certificado, em solenidade na quarta-feira (24), em São Paulo, Araraquara ficou na 13ª posição no ranking geral estadual (entre 645 municípios).


O programa recebeu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani e o gerente de Áreas de Proteção Ambiental do Município, João Henrique Barbosa. Eles comentaram suas impressões sobre o recebimento do certificado e sobre o trabalho realizado pelo município.

“O programa tem como finalidade gerar políticas públicas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade”, afirmou João Henrique. O gerente explicou que a certificação depende de vários relatórios e só é entregue aos municípios que somam acima de 80 pontos (de 0 a 100).

São dez diretivas avaliadas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“Cada diretiva tem dez minidiretivas, cada uma valendo 1 ponto. Poderíamos chegar até 100, e Araraquara fez 90,85 pontos”, destacou João Henrique. Entre os fatores que contribuíram para o bom desempenho do município, segundo o gerente, estão a arborização, o sistema de tratamento de água e esgoto, a coleta e reciclagem de resíduos sólidos, a participação ativa dos conselhos municipais, além de inúmeras outras ações.

Porsani relatou que todos estão muito felizes com o resultado alcançado. “Nossos técnicos estão fazendo um grande trabalho. Nós deixamos para trás muitas cidades do porte de Araraquara. O trabalho não é só da Secretaria do Meio Ambiente. Atinge todas as secretarias do Executivo, o Legislativo, toda a cidade”, disse o secretário.

Araraquara havia recebido o VerdeAzul pela última vez em 2020 (ciclo 2019), quando ficou em 62º lugar e teve nota 83,82. Em 14 edições do programa estadual, criado em 2007 e com a primeira premiação entregue em 2008, Araraquara recebeu 11 certificações.

Educação
Porsani também falou sobre o projeto “De Palma em Palma”, lançado na quarta-feira (24), no Parque do Basalto. É uma ação artístico-cultural que visa democratizar o acesso às artes por meio de oficinas de diversos segmentos direcionadas a crianças e jovens de regiões afastadas dos grandes centros.

A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas. A atividade conta com a parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Em Araraquara, as oficinas culturais com o foco em artes visuais com material reciclado serão realizadas no CE Aléscio Gonçalves dos Santos para 100 crianças de 9 e 10 anos, com a artista local Leonilde Mukoyama.

Além disso, 800 alunos da rede pública (municipal e estadual) farão visitas guiadas ao Parque do Basalto para educação ambiental e contribuição para o reflorestamento do parque, com o plantio de mudas nativas.

“Isso vai trazer um benefício muito grande na educação ambiental de todas as crianças que vão fazer parte desse projeto conosco. As crianças vão receber essa ‘semente’ no Parque do Basalto e vão levar para a comunidade, para a escola dela”, analisou o secretário.

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook.

registrado em: ,