Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Fevereiro / 18 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 705 - de 18 de fevereiro de 2022

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 705 - de 18 de fevereiro de 2022

boletim 18_02.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 74% das crianças de 5 a 11 anos de Araraquara já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estando o município acima da média registrada no Estado de São Paulo, que está em 60%.

 

A vacinação infantil em Araraquara começou em 25 de janeiro com aplicação do imunizante da Pfizer nas crianças com 5 anos e da Coronavac, nas crianças de 6 a 11 anos. Portanto, na próxima semana, as equipes de saúde já estarão mobilizadas para o início da aplicação da segunda dose no público infantil.

 

Dessa forma, a Comissão de Organização de Vacinação, que se reuniu nesta sexta-feira, dia 18, avaliou a cobertura vacinal infantil e a demanda da próxima semana e decidiu que o município não participará da “Semana E de Vacinação contra a Covid-19”, anunciada pelo governo estadual, e que será realizada nas escolas.

 

A vacinação infantil continuará sendo feita nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

 

A recomendação é que a criança esteja acompanhada por adulto responsável, para que este receba todas as orientações do profissional da saúde, ou que apresentem termo de assentimento nas unidades. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.

 

Também após o início da aplicação da segunda dose nas crianças, o município vai se mobilizar para a busca de faltosos, em todas as faixas etárias, inclusive o público infantil, é também focar na atualização da carteira de vacinação infantil.

  

A vacinação contra a Covid-19 para o público adulto também continua, de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas, e de segunda a sexta nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças.

 

E no Sesa também está sendo aplicada a quarta dose nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses.

 

É obrigatória a apresentação de documentos pessoais, comprovante de endereço, carteirinha comprovando a 3ª dose e atestado médico.

 

Já foram aplicadas no município 529.285 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 215.912 da primeira dose, 200.863 da segunda dose e dose única e 112.511 de terceira dose.

 

Lembrando também que o Centro de Referência de Testagem para Covid-19 continua atendendo no Hospital de Campanha. O atendimento à população é feito das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. É obrigatória a apresentação de CPF e comprovante de endereço.

 

 

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 243 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 22,75% de 1.068 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 27,56%.

 

A Rede SUS realizou nesta data um total de 434 testes em sintomáticos, dos quais 128 foram positivados, e 270 testes em assintomáticos, com 23 positivados.

 

Portanto, Araraquara soma 60.352 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 945 permanecem em quarentena e 58.745 já saíram. Aguardam resultado de exames 30 amostras.

 

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 54 pacientes estão internados: 39 estão em enfermaria, 36 são confirmados e 3 são suspeitos, e 15 confirmados estão na UTI.

 

Destes 54 internados, 30 são moradores de Araraquara e 24 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (1), Ibaté (1), Matão (1), Rincão (2), Santa Cruz da Conceição (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lúcia (3), São Carlos (11), Tabatinga (2), Taquaritinga (1).

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 52% de leitos de enfermaria e 60% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa tem 4 pacientes, o Hospital São Paulo tem 9 pacientes, o Hospital São Francisco tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 5 pacientes e o Heab tem 29 pacientes.

 

Araraquara registrou, até o momento, 662 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são de uma idosa de 90 anos, com comorbidades, que foi internado em hospital da rede particular no dia 14 de fevereiro, e de um idoso de 84 anos, com comorbidades, que foi internado em hospital da rede particular no dia 1 de fevereiro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

registrado em: , ,