Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Fevereiro / 21 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 708 - de 21 de fevereiro de 2022

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 708 - de 21 de fevereiro de 2022

boletim 21_02.png

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

 

De 14 a 20 de fevereiro, foram contabilizadas 669 ações de fiscalização. Destas, foram 383 ações de 14 a 17 de fevereiro, e 286 durante o fim de semana, de 18 a 20 de fevereiro.

 

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

 

Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 126

 

Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 79

 

Academias / condicionamento físico: 15

 

Construção civil / casa de material de construção: 59

 

Lotéricas/Órgãos públicos: 3

 

Outros estabelecimentos comerciais: 311

 

Área de lazer/chácaras/campo de futebol: 1

 

Residências / condomínios / repúblicas: 1

 

Praças/áreas públicas: 54

 

Igrejas: 1

 

Abordagem de pessoa física por falta de uso de máscara: 19 

Essas ações resultaram em 34 autos de infração: 19 autos de infração por descumprimento de uso de máscara, 14 por descumprimento do isolamento social e 1 por ausência de autorização pertinente para atendimento de consumidores em calçadas em estabelecimentos que fornecem alimentos.

 

As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Cabe à população não relaxar neste momento. É fundamental continuar usando máscara corretamente, higienizar sempre as mãos e evitar aglomerações desnecessárias. E completar o esquema vacinal.

 

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 119 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 24,53% de 485 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 29,02%.

 

A Rede SUS realizou nesta data um total de 156 testes em sintomáticos, dos quais 43 foram positivados, e 93 testes em assintomáticos, com 5 positivados.

 

Portanto, Araraquara soma 60.927 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 849 permanecem em quarentena e 59.415 já saíram. Aguardam resultado de exames 39 amostras.

 

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 52 pacientes estão internados: 35 estão em enfermaria, sendo 34 confirmados e 1 suspeito, e 17 estão na UTI; 16 confirmados e 1 suspeito.

 

Destes 52 internados, 29 são moradores de Araraquara e 23 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (3), Ibaté (1), Porto Ferreira (1), Rincão (2), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lúcia (2), São Carlos (10), Tabatinga (1), Taquaral (1) e Taquaritinga (1).

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 51% de leitos de enfermaria e 68% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 12 pacientes, o Hospital São Francisco tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 3 pacientes, o Hospital de Campanha tem 4 pacientes e o Heab tem 28 pacientes.

 

Araraquara registrou, até o momento, 663 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

registrado em: , ,