Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Janeiro / 09 / Prefeitura abre Centro de Testagem para Covid-19 no prédio Hospital de Campanha nesta segunda (10)

Saúde

Prefeitura abre Centro de Testagem para Covid-19 no prédio Hospital de Campanha nesta segunda (10)

Atendimento será das 7h às 19h, todos os dias, inclusive sábados e domingos, com estações de testagem, consultas médicas e farmácia
centro de testagem_hospital de campanha.jpg

 

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta segunda-feira (10) o Centro de Referência de Testagem para Covid-19, para reforçar a estrutura de testagem em massa da população implantada como estratégica de enfrentamento ao número elevado de positivados nesta última semana. Com a confirmação dos primeiros casos da variante Ômicron, rapidamente a curva de contaminação começou a crescer, assim como a demanda por atendimento médico e de testagem de assintomáticos e assintomáticos.

O anúncio da criação do centro, que é uma estrutura inédita na região, foi feito pelo prefeito Edinho nesta última quinta-feira (6), em visita ao local. Ele esteve acompanhado das equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras e Serviços Públicos para vistoriar as dependências e agilizar as adequações necessárias na unidade. O hospital estava em ‘stand-by’ desde o dia 20 de novembro, quando os últimos pacientes de Covid-19 tiveram alta. 

“Nossas unidades, mesmo com as ampliações que já fizemos, estão sobrecarregadas. Por isso, decidimos reabrir aqui o Hospital de Campanha como uma grande central de exames. Não há outra forma de enxergar o vírus se não for pelo teste. Araraquara, de novo, vai investir muito e criar uma estrutura à altura do desafio que estamos vivendo. Vamos continuar seguindo a ciência. Hoje, o necessário é usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações desnecessárias. Até agora nós salvamos vidas, tiramos a cidade dos piores momentos e vamos continuar trabalhando muito para isso”, declarou o prefeito Edinho nessa visita ao Hospital de Campanha.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o atendimento da população será feito a partir de segunda-feira, das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, com 32 estações de testagem, consultas médicas e farmácia. Serão aplicados testes antígenos. “Enquanto estiverem aguardando os resultados de exames, que saem em 15 minutos, em média, os pacientes passarão por avaliação dos sinais vitais, incluindo aferição de pressão, temperatura e saturação. Os positivados passarão por consulta médica, sairão de lá com medicação e todas as orientações sobre isolamento”, detalha Eliana.

A nova estrutura de testagem se soma aos 4 quiosques que estão atendendo das 9 às 13 horas em tendas instaladas nos postos de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, com 100 testes diários em cada uma, e aos 4 postos atendendo em horário estendido, das 17h às 20h, no Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina, também com 100 senhas por dia.

“Esses oito pontos de atendimento nos bairros serão mantidos, mas vamos transferir o atendimento da Santa Cruz e do Terminal de Integração para o Centro de Testagem para oferecer melhores condições de atendimento. Com o significativo aumento da demanda, principalmente nesta semana, as pessoas estavam ficando nas filas em pé, por muito tempo, tanto no Terminal quanto na praça. No Centro de Testagem, o atendimento será melhor e mais rápido, os positivados já passarão pelo médico e sairão orientados e com medicamento de lá”, explica Eliana Honain.

O Centro de Referência de Testagem terá cobertura de transporte coletivo com as linhas Sachs/ Atacadão e São José/ Santa Angelina, que terá itinerário parcialmente readequado, saindo do Terminal de Integração.

 

  

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA

 

Centro de Referência de Testagem

Das 7h às 19h  (todos os dias)

Hospital de Campanha - Rua Domingos Zanin s/n - Jardim Ártico

(Linhas de ônibus - SÃO JOSE/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO

 

Unidades de Saúde

Jardim Paulistano

Selmi Dei I

Santa Angelina

Cecap

Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

 

Quiosques ao lado das Unidades de Saúde

Jardim Cruzeiro do Sul

Marivan

Parque São Paulo

Jardim Brasília

Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)

100 senhas cada

 

 

Atendimento médico e testagem de sintomáticos

24 horas - todos os dias

Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier

Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

 

Atendimento pediátrico - Menores de 12 anos com síndrome gripal

24 horas – todos os dias

UPA Central

 

 

 

 

 

registrado em: , ,