Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Janeiro / 12 / Edinho participa de encontro online de prefeitos da região para avaliar o avanço da Ômicron

Prefeito

Edinho participa de encontro online de prefeitos da região para avaliar o avanço da Ômicron

Participaram da reunião representantes dos 24 municípios que compõem a DRS III
reunião DRS III_ prefeitos e gestores Saúde 12+01.jpg

 

 

 

O prefeito Edinho participou, na manhã desta quarta-feira (12), da reunião online de prefeitos, secretários municipais e gestores da saúde dos 24 municípios da região do Departamento Regional de Saúde (DRS III). Edinho cumpre quarentena desde o início da semana, quando seu teste de rotina positivou para Covid-19.

A reunião desta quarta foi intermediada por Jeferson Yashuda, diretor da DRS III e revelou um cenário preocupante em toda a região. Assim como em Araraquara, a variante Ômicron tem gerado um ritmo de contaminação acelerado na maioria das cidades, conforme demonstrado no encontro pelos participantes que falaram da situação epidemiológica de seus municípios e das ações que estão implantando para enfrentar a curva crescente de contaminações. Todos os municípios sentem o aumento de demanda por testagem e por atendimento médico.

O prefeito Edinho, em sua fala, destacou a importância da união dos prefeitos da região durante a pandemia e ainda mais neste momento crítico com aumentos dos positivados. Ele alertou para a projeção de crescimento da demanda por internações, principalmente em leitos de enfermaria.  

“Observando os primeiros dados sistematizados agora, em janeiro de 2022, em Araraquara, cerca de 1% dos positivados demanda leitos de enfermaria e 0,1%, de UTI. Com o número de positivados em alta, poderemos ter uma pressão forte de leitos de enfermaria. Por isso, é muito importante o credenciamento de leitos Covid-19 para enfermaria e também o repasse de recursos para os municípios comprarem testes. Também é fundamental uma ação forte dos laboratórios para produzirem testes, que começam a faltar no mercado”, alertou Edinho, durante a reunião.

Ele ainda enfatizou que, em Araraquara, com a implantação do Centro de Referência de Testagem, instalado no Hospital de Campanha, e as oito unidades atendendo em horário estendido, além da UPA da Vila Xavier e da UPA Central, com atendimento pediátrico, Araraquara universalizou o acesso à testagem, chegando a 2.5 mil testes por dia.

“Muitas das pessoas atendidas na nossa rede são da região, porque, apesar do pedido de comprovante de endereço, não conferimos a veracidade do documento, se ele de fato pertence ao portador. Acreditamos no SUS e na universalização do sistema. Mas, para manter o serviço precisamos de recursos, de apoio para enfrentamento à pandemia, porque em 2021 foram R$ 80 milhões de recursos próprios investidos no enfrentamento da Covid-19; mais 44% dos gastos de 2021 foram para a Saúde. Sendo que a Constituição Federal obriga o gasto de 15% da arrecadação”, pontuou o prefeito. “Precisamos de recursos e esse fórum de prefeitos da região é fundamental em mais esse momento crítico. Esse espaço de diálogo e de construção de posições precisa estar ativo e unificado para evitar que a gestão da pandemia se complique em todos os municípios da nossa região”, acrescentou Edinho.

Além da questão do credenciamento de leitos de enfermaria, também entraram na pauta, entre outros assuntos, o ritmo de vacinação na região, a importância do cumprimento do isolamento social e da manutenção das medidas sanitárias e também a fiscalização dos decretos municipais.  

Após a manifestação de outros prefeitos, secretários e gestores da saúde, o diretor Jeferson Yashuda e demais integrantes da diretoria da DIR III comentaram e responderam questões relacionadas aos assuntos abordados.

A reunião de prefeitos da DRS III contou com a participação de representantes de Araraquara, Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

De Araraquara, além do prefeito Edinho, participaram o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain; a diretora executiva da Gota, Lúcia Ortiz e demais integrantes do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município.

registrado em: , ,