Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Janeiro / 12 / Médico analisa situação da pandemia em Araraquara

Notícias

Médico analisa situação da pandemia em Araraquara

Pneumologista Flávio Arbex chama atenção para a importância da vacinação e dos cuidados de prevenção
Pneumologista Flávio Arbex chama atenção para a importância da vacinação.jpg

 

 Nos últimos dias, Araraquara tem registrado um alto número de contaminação por Covid-19 e a maior parte dos casos é atribuída à ação da variante Ômicron. A situação fez com que a Prefeitura de Araraquara implantasse na semana passada o Centro de Referência de Testagem para Covid-19, instalado no Hospital de Campanha, que foi criado para reforçar a estrutura de testagem implantada em outras oito unidades de saúde do município.

 

Um dos médicos que trabalham na linha de frente contra a Covid-19 em Araraquara é o pneumologista Flávio Arbex, que analisou a situação atual da pandemia na cidade. Segundo ele, é muito importante manter todos os cuidados de prevenção neste momento. "O mundo todo está vendo que essa variante tem um comportamento exclusivo de contaminação e, aparentemente, uma pessoa contaminada com Ômicron pode contaminar até dez pessoas, enquanto o SARS-CoV-2 comum, a Covid original, contaminava de duas a três pessoas. Então é importante frisar que as medidas de isolamento, uso de máscaras, lavar a mão, evitar aglomerações nesse momento são muito importantes para conseguirmos diminuir esse número muito grande de casos", recomendou.

 

Ele apontou que a vacinação continua sendo a alternativa de proteção mais eficiente contra a doença. "Estamos vendo muitos casos, mas graças a Deus a gravidade não parece ser tão intensa. Estamos internando pacientes com muitas comorbidades, não estamos internando pacientes jovens, mas mesmo assim, quando aumenta muito o número de casos, a chance de acometer pessoas, mesmo jovens, aumenta. Muito dessa boa evolução que estamos acompanhando pode ser pela vacinação, por isso reforço para aqueles que não tomaram, ou que estão com a segunda ou terceira dose atrasada, que devem tomar a vacina", sugere.

 

O médico ressalta o procedimento que deve ser tomado pelas pessoas que sentirem os sintomas. "Aqueles sintomáticos que tiveram contato com alguém confirmado de Covid devem, quando chegar no tempo correto, procurar para testar. Mas muita calma nessa hora. O mais importante de tudo, quando começa a ter os sintomas, é se isolar. Reforço que é importante conseguirmos diminuir essa contaminação que é muito alta. Tem muita gente sem trabalhar, muita gente afastada, e isso está até prejudicando serviços de saúde e outros serviços da cidade. Então é importante se isolar nos primeiros sintomas, depois procurar o teste e só procurar os serviços de saúde, principalmente a UPA, quando estiver com muita falta de ar ou quando estiver com febre alta que persiste. Esses são os sinais mais importantes para procurar os serviços de saúde. Vamos passar por essa também e muita calma que vai dar tudo certo", completa Arbex.

 

 

ONDE TESTAR

 

O horário de atendimento no Centro de Referência de Testagem é das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. A secretaria também enfatiza a obrigatoriedade da apresentação de um comprovante de endereço atualizado e do CPF no ato da triagem no Centro de Testagem.

 

Além do Centro de Testagem, a população pode buscar testes em 4 quiosques que estão atendendo das 9 às 13 horas em tendas instaladas nos postos de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, com 100 testes diários em cada uma, e em outras 4 unidades de saúde que estão atendendo em horário estendido, das 17h às 20h, no Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina, também com 100 senhas por dia.

 

Também está mantido o atendimento de sintomáticos no polo de triagem da UPA da Vila Xavier e o atendimento de crianças com até 12 anos com sintomas gripais na UPA Central; ambos 24 horas, todos os dias.

 

O Centro de Referência de Testagem tem cobertura de transporte coletivo com as linhas Sachs, Atacadão e São José/ Santa Angelina, com itinerário parcialmente readequado, saindo do Terminal de Integração.

 

  

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA

  

Centro de Referência de Testagem

 

Das 7h às 19h (todos os dias)

 

Hospital de Campanha - Rua Domingos Zanin s/n - Jardim Ártico

 

(Linhas de ônibus - SÃO JOSE/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO

 

ATENÇÃO: Documentos necessários - CPF e comprovante de endereço atualizado

 

 

 

Unidades de Saúde

 

Jardim Paulistano

 

Selmi Dei I

 

Santa Angelina

 

Cecap

 

Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)

 

100 senhas cada

 

 

 

Quiosques ao lado das Unidades de Saúde

 

Jardim Cruzeiro do Sul

 

Marivan

 

Parque São Paulo

 

Jardim Brasília

 

Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)

 

100 senhas cada

 

 

  

Atendimento médico e testagem de sintomáticos

 

24 horas - todos os dias

 

Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier

 

Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

 

 

 

Atendimento pediátrico - Menores de 12 anos com síndrome gripal

 

24 horas – todos os dias

 

UPA Central

 

Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira, s/nº - Vila Velosa

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,