Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Janeiro / 27 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 683 - de 27 de janeiro de 2022

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 683 - de 27 de janeiro de 2022

image003.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no município e é fundamental que as pessoas busquem a imunização para se proteger com as duas doses e mais a dose de reforço, para quem já tomou a segunda dose da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos 4 meses. Somente no caso da Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose de reforço é de 2 meses. 

O município já aplicou 493.576 doses contra a Covid-19, sendo 203.955 da primeira dose, 199.077 da segunda dose e dose única e 90.544 de terceira dose.

Na última terça-feira, dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação em crianças de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades. As crianças com 5 anos são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac. Os polos de vacinação são as mesmas unidades de saúde que já estavam atendendo a vacinação de crianças com comorbidades: Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. O horário de atendimento é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.

Devido à alta procura nesses primeiros dias, algumas unidades de saúde adotaram a distribuição de senhas para organização das filas, porém a única que tem limite de 100 senhas diárias é o Sesa.

A Secretaria Municipal de Saúde também realizará o "Dia D" de vacinação destinado somente a este grupo em específico, o público infantil, com mais polos de vacinação. A ação ocorrerá no sábado (29), das 8h às 15h, e no domingo (30), das 8h às 12h. Os pontos utilizados serão as 34 unidade de saúde do município e o Sesa. Além das unidades, a Secretaria de Saúde também irá disponibilizar uma carreta de vacinação, que ficará no Parque Infantil, no Centro.

A vacinação contra a Covid-19 para os outros públicos prossegue de segunda-feira a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. O atendimento também é feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias (100 para adultos e 100 para crianças).

Situação epidemiológica

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 849 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 42,59% de 1.993 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 43,87% de 1.407 amostras, com 506 positivados.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais foram aplicados um total de 320 testes no dia 26 de janeiro, com 115 positivados.

Portanto, Araraquara tem 48.414 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 3.136 permanecem em quarentena e 44.651 já saíram. Aguardam resultado de exames 19 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 74 pacientes estão internados: 53 em enfermaria, sendo 50 confirmados e 3 suspeitos, e 21 na UTI, sendo 20 confirmados e 1 suspeito.

Destes 74 internados, 58 são moradores de Araraquara e 16 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (3), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (1), Getulina (1), Matão (1), Motuca (1), Porto Ferreira (1), Santa Lúcia (1), São Carlos (4) e Tambaú (1).

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 91% de leitos de enfermaria e 78% de UTI.

Hoje, a Santa Casa tem 16 pacientes, o Hospital São Paulo tem 29 pacientes, o Hospital São Francisco tem 4 pacientes, a Unidade do Melhado tem 10 pacientes e o Heab tem 15 pacientes.

Araraquara registrou, até o momento, 627 óbitos decorrentes de Covid-19. Os óbitos registrados nas últimas 24 horas são de um homem de 66 anos, com comorbidades, que estava internado em unidade da rede pública desde o dia 21 de janeiro; um homem de 95 anos, sem comorbidades, que estava internado em unidade privada desde o dia 25 de janeiro; um homem de 89 anos, com comorbidades, que faleceu em domicílio; e uma mulher de 91 anos, com comorbidades, que estava internada em unidade privada desde o dia 22 de janeiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

registrado em: , ,