Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Junho / 15 / Espetáculo para bebês e oficina para atores são atrações de domingo (19) na SLAMC

Cultura

Espetáculo para bebês e oficina para atores são atrações de domingo (19) na SLAMC

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta “Scaratuja” no Auditório do CEU das Artes e oficina de jogos e improvisação de atores e atrizes no Palacete das Rosas
Scaratuja.jpg

 

O segundo dia da programação da 34ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, neste domingo (19), apresenta o espetáculo para bebês “Scaratuja” e também a oficina de jogos e improvisação de atores e atrizes, a partir da “História do Teatro Marginal no Brasil”. Toda a programação é gratuita e é necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos.

 

Pela manhã, às 11 horas, no Auditório do CEU das Artes, será apresentado o espetáculo de Teatro para bebês “Scaratuja”, com direção de Marcelo Peroni: é o Teatro para a primeira infância. O público alvo do espetáculo são bebês entre 0 e 3 anos, acompanhados de um adulto.

 

Usando a linguagem não verbal, o grupo realiza a exploração do corpo e espaço e a relação estabelecida entre a criança e as imagens. É a partir de um emaranhado de linhas, traços, pontos e círculos, que se cria a ideia central do espetáculo que conta com cenografia sofisticada e sensorial.

 

As crianças são convidadas a entrar em cena e a interação se estabelece! A retirada de ingressos é gratuita e será realizada uma hora antes do início.

 

Depois, das 14 às 18h, no Palacete das Rosas, será realizada uma oficina de jogos e improvisação de atores e atrizes, a partir da “História do Teatro Marginal no Brasil”, com Clayton Nascimento. São 20 vagas e as inscrições digitais já estão abertas.

 

A partir do espetáculo de abertura da SLAMC, “Macacos”, a oficina buscará trazer um olhar técnico para a cena a partir da relação com os jogos e improvisação para atores e atrizes quando relacionado ao corpo-historicidade do/da intérprete.

 

A atividade é destinada a maiores de 14 anos, sendo o público alvo: artistas da cena, interessados nas práticas de corpo e criação cênica; e pessoas interessadas em geral pela prática do teatro e dança, com experiência prévia.

 

A oficina será realizada no domingo, 19 de junho, das 14 às 18h, no Palacete das Rosas. As inscrições devem ser efetuadas no período de 13 a 17 de junho, pelo link: https://forms.gle/AzXCGu7hc4ArH1QK9 .

 

Vale destacar que o espetáculo “Macacos” trata sobre a urgência da vida negra no Brasil. Clayton Nascimento é ator, diretor e dramaturgo desta montagem que aborda o preconceito contra os povos pretos, a partir do relato de um homem-preto que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.

 

 

SLAMC - A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa será realizada de 18 a 25 de junho, com apresentações cênicas, performances, oficinas, encontros no Café de Investigação, cenas curtas e mesas redondas.

 

A provocação dessa edição apresenta o tema: “Encontros Mais Que Possíveis”. A proposta inspira-se na ideia de diálogos ficcionais, imaginários, entre três nomes muito relevantes para a história do teatro brasileiro: Oswald de Andrade, na condição de componente do chamado “Grupo dos cinco” da Semana de Arte Moderna de 1922, Zé Celso e Luís Antonio Martinez Corrêa, artistas araraquarenses de grande relevância no teatro brasileiro.

 

Com curadoria da atriz Nilceia Vicente e o ator Victor Ferrari como coordenador de produção, a 34ª SLAMC vem com uma importante provocação: ao voltar para o passado e rever os movimentos artísticos que reformularam o pensamento sobre o fazer cultural, a aproximação da arte com a sociedade e a forma como esses rompantes artísticos vêm sendo refeitos ao longo do tempo, é também projetar- se para o futuro.

 

A SLAMC é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Cultura e tem o apoio da Unesp Araraquara, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Toda a programação é gratuita e as informações podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e no Instagram da SLAMC (@slamc_aqa).

 

 

 

“Scaratuja” - Ficha técnica:

Concepção, direção e dramaturgia final: Marcelo Peroni

Criação: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo

Elenco: Aline Volpi e Vladimir Camargo

Orientação pedagógica: Livia Brigoni Balanin

Apoio Técnico: Ana Paula Castro

Projeto cenográfico e de figurinos: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo

Projeto de luz: Rodrigo Gatera

Execução cenográfica: Edivaldo Zanotti

Trilha sonora: POIN – Pequena Orquestra Interativa

Músicas originais: Gustavo Finkler

Letrista: Jackson Zambelli

Participação especial trilha sonora (voz): Renata Mattar

Redes sociais: @scaratuja (Instagram e Facebook)

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC)

Data: domingo (19/06)

 

11h: Espetáculo de Teatro para Bebês “Scaratuja”

Local: Auditório do CEU das Artes de Araraquara (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340 - Jardim São Rafael II)

Gratuito - retirada de ingresso com uma hora de antecedência

 

14 às 18h: Oficina de jogos e improvisação de atores e atrizes, a partir da História do Teatro Marginal no Brasil, com Clayton Nascimento (20 vagas)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Inscrições: https://forms.gle/AzXCGu7hc4ArH1QK9

 

Grátis - É necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos

 

 

 

 

registrado em: , ,