Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Junho / 15 / Sábado (18): Cia. do Sal abre Semana Luís Antonio com espetáculo “Macacos”

Cultura

Sábado (18): Cia. do Sal abre Semana Luís Antonio com espetáculo “Macacos”

Abertura oficial da SLAMC e “Macacos” acontecem no Palacete das Rosas a partir das 19h30, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes
MACACOS_foto_NOELIA_NAJERA.jpg

 

O preconceito contra os povos pretos é a tônica do espetáculo convidado para a abertura da 34ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC): “Macacos”, encenado pelo ator, diretor e dramaturgo Clayton Nascimento da Cia. do Sal. A apresentação gratuita será realizada no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, após a cerimônia de abertura oficial da SLAMC, marcada para às 19h30. A distribuição de ingressos será realizada uma hora antes do início das atividades. Toda a programação é gratuita e é necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos.

 

MACACOS_3_foto_NOELIA_NAJERA.jpg

 

Com classificação etária de 14 anos, “Macacos” é uma montagem que conta somente com um ator e um batom, e trata sobre a urgência da vida negra no Brasil. O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-preto que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.

 

A obra se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cenas pautadas em nossa História Geral, como também em situações vividas por grandes artistas negros: Elza Soares, Machado de Assis, e Bessie Smith, até alcançar relatos e estatísticas de jovens negros presos e executados pela polícia militar no Brasil de ontem e de 2021.

 

O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

 

 

SLAMC - A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa será realizada de 18 a 25 de junho, com apresentações cênicas, performances, oficinas, encontros no Café de Investigação, cenas curtas e mesas redondas.

 

A provocação dessa edição apresenta o tema: “Encontros Mais Que Possíveis”. A proposta inspira-se na ideia de diálogos ficcionais, imaginários, entre três nomes muito relevantes para a história do teatro brasileiro: Oswald de Andrade, na condição de componente do chamado “Grupo dos cinco” da Semana de Arte Moderna de 1922, Zé Celso e Luís Antonio Martinez Corrêa, artistas araraquarenses de grande relevância no teatro brasileiro.

 

Com curadoria da atriz Nilceia Vicente e o ator Victor Ferrari como coordenador de produção, a 34ª SLAMC vem com uma importante provocação: ao voltar para o passado e rever os movimentos artísticos que reformularam o pensamento sobre o fazer cultural, a aproximação da arte com a sociedade e a forma como esses rompantes artísticos vêm sendo refeitos ao longo do tempo, é também projetar- se para o futuro.

 

A SLAMC é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Cultura e tem o apoio da Unesp Araraquara, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Toda a programação é gratuita e as informações podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e no Instagram da SLAMC (@slamc_aqa).

 

 

  • Ficha técnica "Macacos"

Ator, Diretor e Dramaturgo: Clayton Nascimento

Direção Técnica/Iluminação: Danielle Meireles

Provocador Cênico: Ailton Graça

Direção de Movimento: Aninha Maria Miranda

Produção Geral: Ulisses Dias - Bará Produções

Produção Executiva: Corpo Rastreado

 

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC)

Data: sábado (18/06)

 

19h30: Abertura Oficial da 34ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

20h: Espetáculo “Macacos”, com a Cia. do Sal

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 - Centro)

 

Gratuito - retirada de ingresso com uma hora de antecedência

- É necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos

 

 

 

registrado em: , ,