Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Maio / 10 / Araraquara sedia capacitação de oficina preparatória da Operação Estiagem

Segurança

Araraquara sedia capacitação de oficina preparatória da Operação Estiagem

foto03 Oficina preparatória da Operação Estiagem no Centro Internacional de Convenção de Araraquara 10maio22 Tetê Viviani.jpg

 

 

 

A oficina preparatória da Operação Estiagem realizada nesta terça-feira (10) pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, no Centro Internacional de Convenção, no Jardim Primavera, reuniu líderes da Defesa Civil de 13 municípios da região central do estado. A capacitação foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Araraquara.

 

“A oficina preparatória da Operação Estiagem é um evento importante para nossa região e visa capacitar os agentes da Defesa Civil dos municípios para ações preventivas de queimadas urbanas em cobertura vegetal. Tivemos aulas teóricas e práticas, regras de segurança, deslocamentos em terrenos e também instruções sobre material básico de combate a incêndio”, relatou o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos em Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior.

 

Para o coordenador regional da Defesa Civil Amarildo Calegari, as ações integradas dos municípios mais próximos são fundamentais para o enfrentamento ao período crítico da estiagem. “O nosso objetivo é capacitar os municípios da região de Araraquara com equipes de brigadistas para que possam combater em terrenos de pequenas proporções incêndios em vegetação. E assim o Corpo de Bombeiros possa atuar em áreas maiores”, projetou Calegari.

 

A ação integrada dos municípios também foi elogiada pelo diretor municipal da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Fernando Caballero. “A capacitação é de extrema importância. Agora, nós teremos pela frente pelo menos         quatro meses de estiagem e com informação e capacitação um município poderá ajudar o outro mais próximo e Araraquara está fomentado essa integração”, resumiu Caballero.

 

A capacitação é também fundamental para que o município de porte menor pleiteie ao Estado equipamentos para o combate a incêndio em vegetação – abafador de chama, botas, bomba costal, entre outros.

 

Denúncias

 

As denúncias de queimadas em pequenas áreas urbanas, privadas e municipais, tem o telefone (16) 3339-5000, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à disposição da população. Já os incêndios em áreas de grande proporção devem ser comunicados imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

registrado em: ,