Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Maio / 23 / Araraquara inaugura sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil

Segurança

Araraquara inaugura sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil

Cidade também recebeu do governador Rodrigo Garcia uma viatura e equipamentos de combate a incêndios
Araraquara inaugura sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil - Foto Paulo Mantoaneli (1).JPG

 

 



A Defesa Civil Estadual inaugurou nesta segunda-feira (23) a sede regional da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do município de Araraquara, que conta com novas instalações localizadas no prédio do Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo (DER), na Rua Castro Alves, 1271, Centro. O encontro contou com a presença do diretor da Defesa Civil, tenente coronel PM Araújo Monteiro, o coordenador regional da Defesa Civil em Araraquara, Amarildo Callegari, e do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

A nova sede do escritório da Coordenadoria Regional da Defesa Civil será responsável por toda a região de Araraquara. As instalações contam com estrutura completa para sala de reuniões e gabinete de crise, para o gerenciamento de emergência diante de possíveis desastres. "A nova sede regional da Defesa Civil em Araraquara permitirá a otimização e o aperfeiçoamento do trabalho que vem sendo executado nessa área tão importante”, avaliou o coronel João Alberto Nogueira Júnior.

A inauguração aconteceu no mesmo dia em que Araraquara recebeu o evento "Governo na Área", com a presença do Governador Rodrigo Garcia e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, que fizeram a entrega de uma viatura e equipamentos da Defesa Civil para a cidade. Com investimento de R$ 123 mil, a cidade recebeu um veículo do tipo picape 4×2 e um conjunto de combate a incêndio, equipamento muito importante neste período do ano, em que se intensificam as queimadas, em razão do tempo seco.

Operação Estiagem

No último dia 10, a Defesa Civil Estadual realizou em Araraquara a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem. A ação teve como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal. O treinamento contou com uma instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre combate a incêndio direto e indireto, com demonstrações práticas dos equipamentos, regras de segurança e deslocamento no terreno. Ainda houve exposição de materiais básicos para combate a incêndio florestal.

Em decorrência da aproximação da estiagem, período marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de focos de incêndios, a Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciará no dia 1º de junho a Operação Estiagem, que vai até 30 de setembro, acompanhando a fase vermelha — a mais crítica — da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas à Secretaria de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Neste período, a Defesa Civil do Estado também desencadeia planos de contingência, de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil), nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA), pelo nosso Núcleo de Gerenciamento de Emergências, 24 horas por dia. E dependendo das proporções do incêndio, ajuda na contratação de empresas para combate aéreo.

 

registrado em: ,