Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Março / 03 / Prefeitura de Araraquara e CBF articulam Projeto Gol do Brasil

Esportes

Prefeitura de Araraquara e CBF articulam Projeto Gol do Brasil

Iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de transformação social
Prefeitura e CBF articulam retorno de Mauricio, Tetê Viviani.jpg

 




Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será implantado em Araraquara o Projeto Gol do Brasil, ação social voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Com a missão promover a educação e a cidadania por meio do futebol, o projeto tem por objetivo principal proporcionar uma compreensão diferenciada e efetiva da questão socioambiental, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. A CBF fundamenta este projeto em três pilares: Desenvolvimento Socioeducacional, Desenvolvimento Socioambiental e Desenvolvimento do Futebol.

A gerente de projetos esportivos da Prefeitura de Araraquara, Giovana Carvalho, que também é responsável pelo projeto na cidade, falou sobre a importância da iniciativa. "O governo de Araraquara se destaca nas políticas públicas e, em especial a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, apresenta-se como um instrumento importante de proteção social das crianças e adolescentes, atuante em diversas modalidades e projetos. O projeto Gol do Brasil propiciará mudanças na vida das nossas crianças e treinamento dos professores que irão participar do projeto social", avaliou .

Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária. Giovana conta que a Prefeitura manifestou interesse em participar do projeto, que já é sucesso em diversas cidades do Brasil. "Participamos da inscrição no site e posteriormente de várias etapas para Araraquara ser a cidade contemplada. No momento os professores iniciaram o curso da CBF e a Prefeitura também disponibilizará a equipe multidisciplinar para atuar junto ao projeto", acrescenta Giovana.  

A metodologia para o desenvolvimento desta interação social pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também fornecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação.

O Projeto Gol do Brasil disponibilizará 240 vagas em Araraquara e as inscrições serão definidas e divulgadas em breve pela Prefeitura em seus canais oficiais de comunicação.

registrado em: ,