Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Março / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 725 – de 10 de março de 2022

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 725 – de 10 de março de 2022

boletim 10_03.png

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 10 de março de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura de Araraquara publicou hoje, nos atos oficiais, o decreto municipal nº 12.830 de 9 de março de 2022, que dispõe sobre a implementação de medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-19 no Município e que, entre outras medidas, adequa as regras do uso de máscara em Araraquara ao decreto do governo do Estado de São Paulo.

 

 

O documento foi elaborado com base em análises da situação epidemiológica realizadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico.

 

 

De acordo com esse novo decreto, estão mantidas as medidas sanitárias de controle vertical para o enfrentamento da pandemia e as regras das atividades comerciais e de serviços em vigor.

 

 

Já para adequação das regras do município às novas regras do Estado, fica dispensada a utilização de máscara facial nos seguintes espaços abertos e áreas livres: ruas, praças e parques; pátios de escola, estádios de futebol, centros abertos de eventos, autódromos e demais áreas livres.

 

 

Em quaisquer espaços fechados, públicos ou privados de acesso comum, e nos equipamentos de transporte público coletivo ou transporte complementar de passageiros, permanece obrigatório o uso de máscara.

 

 

No caso dos eventos em geral em locais cuja entrada possa ser controlada, devem ser cumpridas as regras de controle de acesso nos termos da Lei nº 10.420, de 9 de fevereiro de 2022 que instituiu o Passaporte da Vacina no município.

 

 

Ficam isentos de exigirem o Passaporte da Vacina para o acesso do público às suas dependências os setores de comércio e serviços, setor industrial; atividades religiosas e setor educacional.

 

 

E continua terminantemente proibida a realização de aglomeração irregular por todos os munícipes.

 

 

O decreto municipal na íntegra, que já está vigorando, pode ser conferido no site da Prefeitura. 

 

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 50 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 7,20% de 694 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 12,16%.

 

A Rede SUS realizou nesta data um total de 140 testes em sintomáticos, dos quais 14 foram positivados, e 283 testes em assintomáticos, todos negativados.

 

Portanto, Araraquara soma 62.887 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 255 permanecem em quarentena e 61.956 já saíram. Aguardam resultado de exames 30 amostras.

 

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 18 pacientes estão internados: 14 confirmados estão em enfermaria e 4 confirmados estão na UTI.

 

Destes 18 internados, 8 são moradores de Araraquara e 10 residem em outros municípios. São moradores de Américo Brasiliense (2), Ibaté (1), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), São Carlos (3) e Taquaritinga (1).

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 30% de leitos de enfermaria e 21% de UTI.

 

Hoje, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade do Melhado tem 2 pacientes e o Heab tem 12 pacientes.

 

Não houve registro de óbitos nas últimas 24 horas.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu hoje as notificações de quatro óbitos de pacientes que estavam internados em unidades hospitalares de outros municípios e faleceram em janeiro, fevereiro e março deste ano.

 

São eles:

 

Homem de 66 anos, com comorbidades, que foi internado em 24 de dezembro de 2021 em unidade pública e faleceu em 6 de janeiro.

 

Homem de 90 anos, com comorbidades, que foi internado em 26 de janeiro de janeiro em unidade privada e faleceu em 10 de fevereiro.

 

Homem de 65 anos, com comorbidades, que foi internado em 2 de fevereiro em unidade pública e faleceu em 15 de fevereiro.

 

Homem de 64 anos, com comorbidades, que foi internado em 11 de janeiro em unidade pública e faleceu em 8 de março.

 

Portanto, após essa atualização no sistema, Araraquara registra, até o momento, 676 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

registrado em: , ,