Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Março / 17 / "Prefeitura nos Bairros" começa nesta terça (22) no Parque São Paulo e Jardim Universal

Urbano

"Prefeitura nos Bairros" começa nesta terça (22) no Parque São Paulo e Jardim Universal

De forma intensificada e organizada, programa levará aos moradores serviços sociais e de zeladoria como tapa-buraco, troca de iluminação, poda de árvore, roçada, limpeza, além do atendimento de todas as secretarias do município
foto03 Equipe de zeladoria atua na Avenida Francisco Vaz Filho, na zona leste de Araraquara 29set21 Tetê Viviani.jpg

 



 

Levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. Esse é o objetivo do programa Prefeitura nos Bairros, lançado pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara e que terá início nesta terça-feira, dia 22 de março, nas regiões do Parque São Paulo e do Jardim Universal.

O programa leva um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros.

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presente no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, dentre outros.

A solenidade de lançamento, com a presença do prefeito e todo secretariado municipal, está marcada para a próxima terça-feira (22), no Quiosque do Parque São Paulo, que fica localizado ao lado USF "Gustavo Moraes Júnior".

Prefeitura mais perto da população

O programa é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu sistema de atuação é simples, porém planejado para ser marcado pela eficiência: cada região receberá o programa durante cerca de dez dias e, nesse período, equipes de diferentes áreas da Prefeitura prestam atendimento direto aos moradores, que podem resolver as suas principais demandas relacionadas ao governo municipal sem saírem do bairro.

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, garante que o programa chega para aproximar ainda mais a Prefeitura do povo. "O Prefeitura nos Bairros cumpre o papel de descentralizar os serviços e ficar mais próximo da população, o que facilita o diálogo entre poder público e comunidades. A ideia é agilizar demandas tanto de zeladoria, quanto sociais", assegura.

 O secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, destaca que a iniciativa visa revitalizar os bairros e resolver demandas importantes de cada região. "Esse programa tem uma importância muito grande, pois neste momento da cidade, estamos retomando os trabalhos de zeladoria com os serviços de tapa-buraco, capinação, roçada, além de todo um trabalho regional, em serviços concentrados como forças-tarefa em determinadas regiões. Dessa forma, vamos conseguir, no período em que o programa estiver naquela região, 'dar uma geral' em todos esses serviços", observa.

Ele revela que a edição 2022 do "Prefeitura nos Bairros" vem com um diferencial que resultará em mais agilidade no objetivo de atender toda a cidade. "A novidade é que neste ano fizemos regiões menores para conseguirmos desenvolver a maior quantidade de trabalhos em cada localidade, impactando mais no setor de zeladoria. Ao todo são 23 regiões, sendo 20 na cidade, duas nos assentamentos e uma em Bueno de Andrada. Ficaremos por volta de dez dias em cada região e atenderemos duas regiões concomitantes", destaca Pelícolla.

Amanda Vizoná também se mostra animada com a novidade. "A zeladoria ocorrerá de maneira concomitante em duas regiões da cidade, agilizando a limpeza de canteiros e tapa-buracos, chegando em mais gente em um período menor", completa a secretária.

Primeiros bairros atendidos

A primeira fase do "Prefeitura nos Bairros" atenderá simultaneamente o Parque Residencial São Paulo (Região 10) e o Jardim Universal (Região 12) entre os dias 22 de março e 1º de abril. O serviço social atenderá o Parque São Paulo entre 22 e 25 de março no quiosque ao lado da USF "Gustavo de Moraes Júnior" e o Universal entre 29 de março e 1º de abril na EMEF Olga Ferreira Campos. Mais informações podem ser obtidas no site www.araraquara.sp.gov.br.


registrado em: ,