Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Março / 18 / Projeto de leitura coletiva será lançado terça (22) no Assentamento Bela Vista

Cultura

Projeto de leitura coletiva será lançado terça (22) no Assentamento Bela Vista

“O Brasil profundo sob nossos pés” volta-se para moradores de comunidades, assentamentos, quilombos e demais agrupamentos sociais relativos à luta pelo direito à terra e à liberdade, além de interessados em geral
O Brasil profundo sob nossos pes.jpg

 

A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura e em parceria com a Coordenadoria de Agricultura, lança na próxima terça-feira, 22 de março, o projeto de leitura coletiva “O Brasil profundo sob nossos pés”. A abertura do programa será realizada às 19 horas, na Casa do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no assentamento Bela Vista, aberto para toda a comunidade do assentamento e interessados em geral.

 

De acordo com Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura e proponente do projeto, “O Brasil profundo sob nossos pés” tem por objetivo o estímulo à leitura enquanto fruição e também movimento de reconhecimento e empatia. O projeto, com indicação etária para maiores de 14 anos, parte da leitura do romance “Torto Arado”, do jovem escritor baiano Itamar Vieira Júnior, sendo esta a obra literária brasileira mais lida e comentada dos últimos tempos.

 

Sucesso de público e de crítica, o livro conta a história de uma família de descendentes de pessoas escravizadas, centrada nas personagens Bibiana e Belonísia, irmãs que, após viverem um trágico episódio, têm suas vidas entrelaçadas de modo surpreendente.

 

“A partir de suas histórias, revelam-se as faces da exclusão, da exploração latifundiária, de vidas precarizadas e marginalizadas que expõem esse Brasil profundo que o autor almeja trazer à luz. Permeiam a obra grandes temas como a condição da mulher campesina, a religiosidade, a herança e a permanência do trabalho escravo, a luta pela terra e a noção de pertencimento”, explica o coordenador, lembrando que “o livro retoma e atualiza o tema da terra com uma profundidade só vista na chamada literatura regionalista de autores como Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo.”

 

Sobre a escolha do romance, Carlos lembra que se deve a seu horizonte temático e sua relação com os movimentos organizados em prol da reforma agrária, à formação de comunidades ribeirinhas, quilombos e assentamentos.

 

Serão sete encontros no Assentamento Bela Vista, com duas horas cada. No lançamento, Carlos Fonseca irá apresentar o projeto aos interessados, abordando o romance, o autor e a forma como as leituras serão feitas. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

 

A partir do segundo encontro, Carlos segue como mediador e apresenta um convidado da área de letras, história ou geografia, para realizar a leitura de um trecho de Torto Arado, a ser discutido no encontro seguinte. A mediação deve propor linhas de leitura e estimular questionamentos sobre os temas suscitados pelo grupo.

 

São aguardados moradores de comunidades, assentamentos, quilombos e demais agrupamentos sociais relativos à luta pelo direito à terra e à liberdade. “Iniciaremos a proposta com a comunidade do Assentamento Bela Vista e o romance Torto Arado, mas o projeto pode alcançar outros locais e a leitura de outras obras”, aponta lembrando que projeto deve integrar a escola e a comunidade, além de ter desdobramentos a partir da leitura, como criação de esquetes teatrais, releituras e novos livros na continuidade do projeto.

 

“Através da leitura, almeja-se a valorização das identidades e das culturas das comunidades existentes para além dos muros da urbanidade, e que possuem sua própria organização e dinâmica social e cultural. Através das histórias dos outros, podemos conhecer e valorizar a nossa própria história”, finaliza o coordenador.

 

 

SERVIÇO:

Lançamento do projeto de leitura coletiva “O Brasil profundo sob nossos pés”

Data: terça-feira (22 de março)

Local: Casa do INCRA no Assentamento Bela Vista

Horário: 19 horas

 

Grátis

 

registrado em: ,