Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Novembro / 25 / Segurança Alimentar realiza oficina de panetones recheados

Trabalho

Segurança Alimentar realiza oficina de panetones recheados

Curso temático foi realizado em parceria com estagiários da Uniara
Segurança Alimentar realiza oficina de panetones recheados 01.jpg

 

 

 


 
Nesta sexta-feira (25), a Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma atividade de educação alimentar e nutricional para os beneficiários do Programa Municipal de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) na cozinha escola no espaço Kaparaó.

O curso foi elaborado e ministrado pela nutricionista e gerente de abastecimento Paula Fernanda de Oliveira e pela agente social Sônia Aparecida Doswaldo Rodrigues, com o apoio de estagiários do curso de nutrição da Universidade de Araraquara (Uniara), além de servidores da Padaria Solidária, que testaram com antecedência várias receitas de panetones.

O panetone nasceu na Itália e se tornou o queridinho do Natal em todo o mundo. Pensando nesta tradição, o Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional (NEAN), propôs a realização desta oficina para ensinar detalhadamente a técnica para se obter uma boa massa de maneira fácil e acessível a todos.

A coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura, Silvani da Silva, falou sobre o propósito da atividade. “O objetivo do curso é proporcionar conhecimento para que os beneficiários do PIIS possam obter a renda extra no final do ano e ainda economizar na ceia, fazendo os deliciosos panetones com baixo custo, se comparado aos que são vendidos no mercado”, destacou.

Paula acrescenta que na oficina foram elaborados, além dos panetones tradicionais de frutas e chocolate, os panetones cobertos de chocolate e recheados com ganache e até com sorvete. “São receitas inovadoras que possibilitam a comercialização, uma vez que foram passadas todas as orientações quanto ao custo do produto, incluindo os detalhes para embalagem e conservação”, comentou.

Desta forma, o curso possibilitou o desenvolvimento de competências relativas ao planejamento e execução das operações do processo de fabricação de panetones, desde a formulação até a elaboração do produto final, considerando as normas de higiene e os padrões de qualidade. 

 

registrado em: ,