Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 05 / Tempo seco e riscos de incêndio em vegetação intensificam ações da Operação Estiagem

Segurança

Tempo seco e riscos de incêndio em vegetação intensificam ações da Operação Estiagem

Intervenções da Brigada Municipal de Incêndio, com patrulhamento em áreas estratégicas, têm evitado o alastramento de incêndios e queimadas
queimadas urbanas 5.jpg

 

 

 

O tempo seco acompanhado de ventos fortes e períodos de temperaturas altas, que deixam o município em risco alto de incêndio em vegetação, continuam mobilizando os esforços das equipes que atuam no plano de contingência Operação Estiagem, iniciado em 1 de junho. A Operação Estiagem é executada anualmente pela Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, e conta com a articulação de outras secretarias municipais, incluindo Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de outros órgãos públicos, privados e a população em geral.

 

Desde junho, diversas ações foram implementadas pela administração municipal, com o objetivo de prevenir e combater as ocorrências de queimadas e incêndios no município, além do apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros

 

Uma das ações mais relevantes foi a formação da Brigada de Incêndio Municipal, na Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, que atua em apoio ao Corpo de Bombeiros. Só a Brigada Municipal, desde junho deste ano, atendeu pelo menos 54 ocorrências, de um total de 279 registradas no município neste período.

 

“Essa equipe é mantida diariamente em ação. É um trabalho muito relevante, porque  a maior parte dessas mais de 50 ocorrências teve a intervenção da Brigada Municipal bem no início, por conta do patrulhamento que a equipe realiza,

principalmente nas áreas de maior incidência de incêndios em vegetação. A maioria das ocorrências foi resolvida antes do fogo de alastrar”, enfatiza  o gerente de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dell'Acqua.

 

Quanto à prevenção, ainda como parte da Operação Estiagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realiza trabalhos educativos e de capacitação, oferecendo palestras relacionadas às queimadas urbanas.

 

Além disso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou a limpeza de mais de 1.500.000 metros quadrados de áreas públicas, evitando assim a ação de incêndios nessas áreas, e lavrou pelo menos 326 notificações de multa aos proprietários de áreas particulares que não realizaram a manutenção de limpeza em suas propriedades. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade lavrou 141 notificações de multa aos proprietários de áreas e terrenos que tiveram suas propriedades atingidas por queimadas e incêndios.

 

“E fornecemos também ao Corpo de Bombeiros uma escala de revezamento, que está sendo feita pela Secretaria de Obras e pelo Daae [Departamento Autônomo de Águas e Esgotos] para o fornecimento de caminhões tanque, os caminhões-pipa, e maquinário pesado, quando necessário, para o combate aos incêndios”, acrescenta Dell'Acqua.

 

Todo esse trabalho é amplamente divulgado, para que a população em geral possa participar dessa batalha contra as queimadas, que é prejudicial ao meio ambiente e também à saúde pública. A população pode ajudar a evitar queimadas mantendo áreas limpas, com terrenos e lotes livres de mato alto e entulho.

 

No caso de incêndio em andamento, a ocorrência deve ser comunicada ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. E, quando observar pessoas dando início a um incêndio em mata, deve acionar imediatamente os órgãos de segurança pública, através do 190 da Polícia Militar e do 153 da Guarda Municipal, para fazer o flagrante.

 

Se câmeras de segurança de residências flagrarem alguém iniciando um incêndio, o proprietário da casa pode procurar a Defesa Civil pelo 199 para que o órgão busque as imagens e identifique os autores.  

 

O incêndio é crime ambiental com pena de reclusão e multa. 

 

 

registrado em: ,