Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 06 / Prefeitura realiza logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista

Urbano

Prefeitura realiza logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista

A ação integra o Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas
Foto 7 - Prefeitura realiza logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista.jpg

 

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara realizou na manhã desta terça-feira (06) a coleta de embalagens de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista. A ação visa realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas e integra o Sistema Campo Limpo. Fizeram parte da ação a Coordenadoria Executiva de Agricultura (Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), a Coordenadoria Executiva de Gestão Ambiental (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade), com apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos,

 

A coordenadora executiva de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade, explica que essa ação é importante já que garante que as embalagens utilizadas na agricultura voltem para a cadeia produtiva. “A logística reversa garante o descarte regular, evitando a contaminação do meio ambiente e do próprio homem, visando um modelo sustentável de desenvolvimento. Por sua vez, a educação ambiental é importante para evitar utilização de embalagens para outros fins”.

 

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, considera muito importante a ação, pois evita o descarte irregular dessas embalagens que possam vir a contaminar o solo. “A logística reversa é muito importante para evitar contaminações da terra, dos lençóis freáticos e os corpos d'água, ajudando a preservar nossa água que é um bem finito”.

 

O agricultor familiar do Assentamento Bela Vista, Edemilson Bezerra, participou da ação e realizou a entrega das embalagens. “Antes de fazer a entrega eu realizo a tríplice lavagem, ação necessária para a logística reversa, além de armazenar as embalagens em local fechado e com o solo impermeabilizado”.

 

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade orientaram os agricultores sobre a importância do uso de EPIs, da realização da tríplice lavagem e do acondicionamento e descarte correto das embalagens.

 

A representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, Fernanda Coutinho, destacou a importância de ações como essa. “Muitos produtores têm dificuldade de realizar a entrega na nossa Central de Recebimento e ações como essa facilitam a devolução correta das embalagens”. Fernanda reforçou que a ação é importante para orientar os produtores. “É uma ótima oportunidade para orientar os produtores sobre a logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas”.

 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, salienta que é importante expandir essas ações de Educação Ambiental junto às Escolas do Campo. "As crianças serão os produtores do futuro e eles precisam aprender a importância da logística reserva desde o começo”. Para o agente de Fiscalização Ambiental da Gerência de Unidade de Licenciamento Ambiental, Rafael Carvalho Alves de Mello, a sensibilização da população do campo é fundamental para garantir a destinação adequada de forma contínua. “Esse é um dos caminhos para garantir a qualidade do meio ambiente no campo”.

 

A próxima ação de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas será realizada na próxima terça-feira (13), no Assentamento Monte Alegre. O Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-6160 (Coordenadoria Executiva da Agricultura) ou pelo site https://inpev.org.br/dncl/.

registrado em: ,