Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 06 / Saúde alerta para tentativas de golpe para liberação de vagas de internação

Saúde

Saúde alerta para tentativas de golpe para liberação de vagas de internação

bcea1db0-4e1e-4a2e-9ea4-4537a048ef81.jpg

 

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para tentativas de golpe aplicadas em famílias de pacientes, em nome da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), sistema do Estado de São Paulo que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública, incluindo as internações hospitalares.

 

Uma dessas tentativas de golpe foi reportada à Secretaria Municipal de Saúde pelo familiar de um paciente da UPA da Vila Xavier, que recebeu uma ligação de um desconhecido solicitando pagamento de uma suposta taxa para liberação da vaga de internação. A pessoa se identificou como funcionário da CROSS. Outra ocorrência semelhante já havia sido registrada anteriormente.

 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a CROSS não entra em contato com familiares de pacientes e muito menos solicita pagamento de taxa para liberação de vaga. O contato é feito pelo solicitante da vaga, que pode ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um pronto-socorro. A unidade de saúde faz o pedido da vaga diretamente na Central de Regulação.

 

O CROSS não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade da vaga é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.

 

A orientação dada a quem recebe esse tipo de ligação é que registre um Boletim de Ocorrência, fornecendo informações que possam colaborar com a investigação, e nunca efetue pagamento de taxas.

 

registrado em: ,