Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 13 / Araraquara terá programação especial em comemoração ao Dia da Árvore

Urbano

Araraquara terá programação especial em comemoração ao Dia da Árvore

O evento será realizado no Parque Natural Municipal do Basalto e vai contar com palestras, apresentação cultural, trilha ecológica e plantio de mudas
Foto 2 - Araraquara terá programação especial em comemoração ao Dia da Árvore.jpg

 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Coordenadoria Executiva de Agricultura), a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Coordenadoria Executiva de Segurança Alimentar), realiza na próxima quarta-feira (21), um evento em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, no Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto. A iniciativa é aberta ao público e conta ainda com a colaboração do Curso de Ciências Biológicas da Universidade de Araraquara (UNIARA).

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destaca que o evento tem como objetivo marcar o Dia da Árvore, que é comemorado anualmente no dia 21 de setembro. “Teremos uma programação especial com apresentação cultural, palestras, trilha ecológica e iremos finalizar com um plantio de mudas no Parque do Basalto”.

 

Porsani destaca que a iniciativa contempla os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como Educação de Qualidade (ODS-4), Ação Contra Mudança Global do Clima (ODS-13) e Vida Terrestre (ODS-15). “O evento também deve nos ajudar a melhorar ainda mais nossa classificação no programa Município VerdeAzul”.

 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, salienta que as árvores são o maior patrimônio ambiental que existe no mundo, pois além de embelezarem as nossas cidades, melhoram a nossa sensação de bem-estar. “Elas ajudam a compor parte da água que bebemos, nos dão frutos e conservam a quantidade ideal de oxigênio no ar e fornecem sombra. É fundamental entender a importância das árvores”, concluiu.

 

Confira a programação completa:

 

 

8h30 - Abertura:

Coral da EMEF do Campo

“Professor Hermínio Pagotto”

Assentamento Bela Vista do Chibarro

 

8h45 - Palestra:

“Incentivo à Moeda Verde”

A ação de trocar materiais recicláveis por uma moeda social

Silvani da Silva

Coordenadora Executiva de Segurança Alimentar/PMA

Graduada em Pedagogia da Terra (UFSCar) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA).

 

9h30 - Intervalo para o café

 

 

10h - Atividade:

 

Trilha Ecológica: Riqueza e diversidade da arborização do Parque Natural Municipal do Basalto

Professor Dr. João Carlos Geraldo

Doutor em Geografia pela UNESP de Rio Claro e Professor dos Cursos de Biologia e Fisioterapia da UNIARA – Universidade de Araraquara. Coordenador e responsável técnico pelo projeto de arborização e paisagismo do Parque Natural Municipal do Basalto de 1998 a 2018 (período de concessão do Parque do Basalto à UNIARA).

 

12h - Intervalo para almoço

 

13h30 - Palestras com Docentes da EMEF do Campo “Professor Hermínio Pagotto”

Educação no Campo: Práticas e Resistência

Professor Dr. Reginaldo Anselmo Teixeira

Professor do 5º ano – EF I

 

Educação Ambiental: Cuidado com a Terra

Professora Dra. Helga Caroline Peres

Professora da Educação Integral

 

 

Sustentabilidade: Projetos da Escola do Campo

Professora Mestra Laís Túbero Izidoro

Professora de Geografia – EF II

 

14h15 - Palestra:

“Colhendo Dignidade”:

Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias

Enedina Ferreira de Andrade

Coordenadora Executiva de Agricultura/PMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa – Residência (UNICAMP) e Mestrado Profissional em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ).

 

15h - Atividade de encerramento:

Plantio de mudas especiais no Parque Natural Municipal do Basalto

Responsáveis: Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

registrado em: ,