Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 14 / Prefeitura coleta embalagens vazias de defensivos agrícolas no Monte Alegre

Urbano

Prefeitura coleta embalagens vazias de defensivos agrícolas no Monte Alegre

Ação integra o Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas
Foto 2 - Prefeitura realiza logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Monte Alegre.jpg

 

 

 

 

Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, a Prefeitura de Araraquara em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, realizou na manhã desta terça-feira (13), a coleta de embalagens de defensivos agrícolas no Assentamento Monte Alegre.

 

A ação visa realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas e integra o Sistema Campo Limpo. Fizeram parte da ação a Coordenadoria Executiva de Agricultura (Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), a Coordenadoria Executiva de Gestão Ambiental (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade), com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Cabe lembrar que a ação teve início na semana passada no Assentamento Bela Vista.

 

A fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mônica Francisco Lago, explica que a ação visa diminuir risco de contaminação dos rios e lençol freático e a proteção da saúde do homem do campo e da cidade com relação ao uso de agrotóxico através de ações voltadas à logística reversa de embalagens vazias. “Fizemos o recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos e aproveitamos para sensibilizar os agricultores quanto ao uso adequado de agrotóxico”.

 

A representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, Fernanda Coutinho, reforça que os resultados das ações nos dois assentamentos foram bons, mas podem melhorar. “Foram recolhidos 302 Kg de embalagens vazias no Assentamento Bela Vista de 9 produtores, e 40 kg no Assentamento Monte Alegre de 8 produtores. Esse material retorna agora a cadeia produtiva, evitando qualquer risco de contaminação ambiental”.

 

Também estiveram presentes na ação a coordenadora executiva de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade e o fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafael Carvalho Alves de Mello.

 

registrado em: ,